28
Qua, Out

Prefeitura de Maricá entrega a primeira escola de ensino médio de Itaipuaçu

Unidade conta com cinco salas de aula, biblioteca, refeitório, sala de leitura e quadra poliesportiva - Foto: Anselmo Mourão/Prefeitura de Maricá

Maricá
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá realizou na quinta-feira (13) a inauguração oficial do Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro, no bairro Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. A unidade de ensino é a primeira a ofertar ensino médio na região e conta com cinco salas de aula, biblioteca, refeitório, sala de leitura e quadra poliesportiva.

Desde o início do ano letivo, cerca de 340 alunos matriculados na unidade estudam remotamente devido à pandemia do Covid-19.

A cerimonia contou com a presença do governador Wilson Witzel, do prefeito Fabiano Horta, do secretário de Educação do estado Pedro Fernandes, e da secretária de Educação do município, Adriana Luiza Costa.

Segundo o prefeito, a escola é um ganho para a educação do município. “Itaipuaçu demandava há muito tempo uma escola para o segmento, tanto pelo crescimento da população quanto pelo crescimento dos estudantes de uma escola de segundo grau localizada aqui. A rede municipal de Maricá cresce algo em torno de 11% a cada ano. Existe, por consequência, um reflexo na rede do ensino médio. A Prefeitura e o governo do Estado foram parceiros na construção dessa escola estadual, é uma satisfação muito grande homenagear o professor Darcy Ribeiro que foi morador de Maricá, escreveu livros sobre a cidade e homenageá-lo é muito gratificante”, afirmou Fabiano.

“Meu compromisso com a educação é de mudar a realidade do Rio de Janeiro. Ano passado nós tivemos o menor índice de evasão escolar da história do nosso estado. Nós tivemos o maior índice de nota dos alunos. Eu quero mais uma vez prefeito Fabiano Horta reafirmar meu compromisso de investir na educação”, afirmou o governador Wilson Witzel.

A escola que é feita em módulos, será ampliada no próximo ano, quando a Secretaria de Educação do município irá fazer a licitação para a obra.

Para a secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, a construção dessa escola, localizada na Rua Wilson Machado (antiga Rua 9) vem para atender uma necessidade do local.

“Em 2013 a gente doou esse terreno para o governo do Estado para poder fazer esse convênio e construir esse colégio. Antes dessa escola, os alunos tinham que se descolar para outros bairros para conseguirem acesso a uma unidade pública. Essa escola mostra realmente o trabalho que estamos fazendo de distribuir as escolas e olhar par cada espaço levando a educação para onde precisa”, observou a secretária.

O secretário estadual de Educação Pedro Fernandes lembrou que a nova escola facilitava a vida dos estudantes que residem naquela localidade. “A união da Prefeitura de Maricá com o governo do Estado fez com que os nossos alunos deixem de viajar 40 minutos para irem a uma escola de ensino médio”, concluiu.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.