25
Dom, Out

O Cinema Presente "desembarca"na terra da laranja e na Laguna de Araruama trazendo filmes brasileiros e gratuitos - Foto: Divulgação

O Projeto Cinema Presente na Praça levará exibições itinerantes e gratuitas de filmes nacionais a céu aberto para 20 cidades que carecem do acesso ao cinema. Só no estado do Rio de Janeiro: 80% das cidades não tem salas de cinema. Será montado um grande telão de LED de 6 metros, com redução de 75% de energia nas exibições. As próximas cidades a receberem o projeto são Tanguá e São Pedro de Aldeia. São 250 assentos e 2 sessões em cada cidade para atender o público infantil e adulto.

Neste domingo, 25 de Outubro, Tanguá terá as sessões ás 16h (Público infantil) e ás 18h30 a sessão familiar. O projeto Cinema Presente é maior projeto cultural no Estado esse ano. Só foi concretizar a democratização do cinema graças ao enquadramento no edital da Lei de incentivo do ISS, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e a contemplação no edital 2019 de patrocínio cultural da Enel Distribuidora de Energia.


No próximo domingo, 31 de Outubro, o projeto acontecerá na cidade de São Pedro de Aldeia, município que começou com o seu desenvolvimento com pescadores e hoje, tem no turismo, o seu principal fator econômico. " Levar o projeto para cidades tão distintas como Tanguá e São Pedro de Aldeia é ter contato com uma diversidade de público que só agrega a todos. São crianças, adolescentes, e adultos tendo contato com o cinema brasileiro com qualidade. Gerando representatividade. Além disso, trata-se da ocupação do espaço público. Todos tem direito a pipoca para a diversão. Basta chegar cedo e ocupar o seu lugar", explica Felipe Flores, Curador e Diretor Geral do Cinema Presente.

O Cinema Presente se orgulha ainda de possuir o Selo Verde de sustentabilidade. O CINEMA PRESENTE ainda conta com outros grandes parceiros em excelência, essenciais para a qualidade do projeto como, a Paris Filmes, maior distribuidora do cinema nacional, e a Elite Led, alta performance em grandes projeções de LED, que foram importantes para a construção deste projeto e alta qualidade garantida. O Cinema Presente na Praça tem a realização da FG3 Entretenimento e curadoria da Flores & Filmes .

"É muito gratificante ver a alegria das pessoas em assistir a uma sessão de cinema ao ar livre, com a cultura pulsando nas praças de diversos municípios do Rio. Seguimos todos os protocolos de saúde, cuidando do cidadão. O Cinema Presente na Praça consegue reunir pais e filhos, sendo um evento para toda a família", afirma Danielle Barros, Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa.


Seguindo todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, o Cinema Presente na Praça terá 40 sessões a céu aberto de filmes brasileiros. Protocolos de segurança para as sessões, seguindo a OMS : Todas as normas do Protocolo Internacional de Cinema; Distanciamento de 1 m entre as cadeiras; Túnel de descontaminação na entrada do evento; Sanitização das cadeiras antes e entre cada sessão; Uso obrigatório de álcool gel antes das sessões; e uso obrigatório de máscara para todos os presentes.


Garanta um dos 250 assentos de cada sessão:

Outubro
Tanguá (25/10/2020)
São Pedro de Aldeia (31/10)

Novembro
Cabo Frio (01/11/2020)
Búzios (02/11/2020)
Casemiro de Abreu (07/11/2020)
Silva Jardim (08/11/2020)
Campos (21/11/2020)
Macaé (22/11/2020)
São José do Rio Preto (28/11/2020)
Areal (29/11/2020)

Dezembro
Bom Jesus de Itabapoana (05/12/2020)
Bom Jardim (06/12/2020)
São Antonio de Pádua (10/12/2020)
Miracema (11/12/2020)
São José de Ubá (12/12/2020)
Itaperuna (13/12/2020)

Indeferimento ocorreu por conta da condenação pela prática de abuso de poder político e condutas vedadas - Foto: Divulgação

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 110ª Promotoria Eleitoral, obteve junto ao Juízo da 110ª Zona Eleitoral, em Magé, o indeferimento da candidatura a prefeito de Renato Cozzolino, em virtude de sua condenação pela prática de abuso de poder político e condutas vedadas, durante o período das eleições de 2018. Cozzolino foi condenado por tais atos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), em 27 de maio de 2020, no bojo de duas ações de investigação judicial eleitoral (artigo 22 da Lei Complementar nº 64/90).

Nas referidas ações, foram requeridas a cassação do diploma de deputado estadual e a inelegibilidade de Renato Cozzolino pelo prazo de oito anos. Portanto, aquele que tenha sido condenado por atos de abuso de poder nas eleições de 2018 poderia ficar inelegível até 2026. No caso de Renato Cozzolino, o impedimento está valendo, mesmo durante a tramitação dos recursos que, eventualmente, oferecer (especial ou extraordinário).

O MPE esclarece, ainda, que o impugnado foi condenado pelo TRE-RJ por abuso do poder político pelo uso promocional de ações sociais realizadas pelo poder público à época, e ostentadas como por ele efetuadas em prol de sua candidatura, nas eleições de 2018, o que é vedado pelo inciso IV, do art. 73, da Lei 9504/97. “A gravidade e extensão dos fatos praticados pelo impugnado visava incutir na mente dos eleitores que ele era o idealizador e responsável pelos serviços que estavam sendo oferecidos, configurando a prática do abuso do poder político, nos termos do art. 22, caput, da LC 64/90”, diz um trecho da ação.

A Promotoria Eleitoral reforça que a condenação por abuso de poder, durante o processo eleitoral, gera impedimento à candidatura, tendo em vista a causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, inciso I, alínea d, da LC nº 64/90. Entretanto, a Sentença proferida pelo Juízo da 110ª Zona Eleitoral, que indeferiu o registro de candidatura de Cozzolino, no Município de Magé, ainda é passível de recurso. Com relação às ações de investigação judicial eleitoral, Cozzolino já havia interposto Recurso Ordinário, com pedido de efeito suspensivo, perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo sido este indeferido, com a negativa da suspensão da inelegibilidade.

Também haverá serviço de conscientização sobre os cuidados e prevenção ao câncer de mama - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A prevenção é a forma mais eficiente de combate ao câncer de mama, uma doença silenciosa que pode afetar qualquer mulher. Ao passo que, a doação de sangue é a prova mais sincera de demonstrar valor e amor pela vida de quem precisa. 

O Banco de Sangue Santa Teresa se une à Campanha Outubro Rosa, que tem o foco na prevenção e no diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo do útero, já que a transfusão de sangue é de extrema importância para o tratamento em alguns casos específicos. Para sensibilizar a população sobre o tema, a unidade realiza, no sábado (24), o Dia D da doação de sangue, com o objetivo de reforçar os estoques sanguíneos, bem como conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a principal incidência entre as mulheres, são estimados 66 mil novos casos apenas neste ano, representando um total de 29% de todos os cânceres.

"Vale lembrar ainda, nesse contexto, que o total de doadores de sangue no Brasil é de apenas 1,8%, e que doam a cada seis meses. As campanhas são importantes para ampliar a conscientização da população sobre a importância desse gesto que salva vidas", conclui Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o coronavírus:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

O criminoso foi localizado na Rua Minas Gerais, Jardim Pero - Foto: Divulgação

Policiais da 126ªDP (Cabo Frio) prenderam, nesta quarta-feira (21), um homem em cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela Justiça, pelo crime de homicídio. O autor foi localizado pelos agentes próximo a residência onde se escondia, situada na Rua Minas Gerais, Jardim Pero, em Cabo Frio.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional onde ficará à disposição da Justiça.

A ação foi em cumprimento de cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão - Foto: Divulgação

oliciais da 140ª DP (Natividade), do 6º Departamento de Polícia de Área (DPA) - Campos dos Goytacazes e Norte Fluminense -, em parceria com a Polícia Militar, prenderam três homens acusados de homicídio, nesta terça-feira (20/10). A ação foi em cumprimento de cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão. Os criminosos são investigados pela participação no assassinato de Antonio Carlos Ribeiro Junior.

O crime aconteceu no último dia 4, em Natividade, Região Noroeste do Rio de Janeiro. Na ocasião, dois acusados foram presos em flagrante. No entanto, as investigações apontaram a participação de outros indivíduos no homicídio. Eles foram identificados e presos, nesta terça-feira.

Hotel Sesc Alpina retomará as operações com rígido protocolo de segurança, preservando a saúde dos hóspedes e colaboradores - Foto: Divulgação

Depois de Copacabana, no Rio, e Nogueira, em Petrópolis, o Sesc RJ retomará a operação de mais uma das suas unidades hoteleiras no estado: o Sesc Alpina, em Teresópolis, Região Serrana do estado. O hotel abrirá as portas no dia 30 de outubro depois de mais de sete meses fechado por conta da pandemia da Covid-19. Mas para garantir a segurança dos hóspedes e dos funcionários, o estabelecimento adotará um protocolo que inclui diversas medidas, começando pela limitação da capacidade: apenas 50% dos 86 apartamentos estarão disponíveis.

As medidas de segurança serão sentidas pelos hóspedes já na entrada do hotel, onde passarão por aferição de temperatura e por um tapete sanitizante. O equipamento estará presente em outros espaços do estabelecimento, assim como os dispensers de álcool em gel 70%. Em vez de self-service, as refeições (café da manhã, almoço e jantar) serão com buffet humanizado, quando um funcionário serve o prato dos clientes.

Dentro do apartamento, mais novidades. A arrumação dos quartos e a troca do enxoval só serão realizadas mediante pedido do hóspede. Durante a estada, o frigobar ficará desabastecido, devendo o cliente consultar e solicitar os produtos na recepção. As medidas reduzem o ingresso dos funcionários nas acomodações, ainda que ganhem reforço nos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) - além das luvas, usarão máscaras e face shields.

“Temos um protocolo de segurança elaborado por uma equipe profissional multidisciplinar que está sendo adotado em outras unidades hoteleiras do Sesc RJ e, aqui no Alpina, vamos seguir esse modelo de sucesso. É uma fórmula que garante conforto e comodidade aos hóspedes ao mesmo tempo em que preserva a sua saúde e dos nossos colaboradores, tudo sob os cuidados recomendados por autoridades sanitárias nacionais e internacionais”, explica o gerente do Sesc Alpina, Pedro Zanotta, salientando que a equipe de funcionários passou por treinamento massivo, com lições gerais a todos e cada área com suas especificidades.

 

Localização privilegiada com vista para o Golf Club

O Hotel Sesc Alpina fica a 90 km do Rio de Janeiro e possui uma localização privilegiada, com vista para os pinheiros do Golf Club. Situada próxima à Serra dos Órgãos, a unidade fica a cerca de 15 minutos do centro de Teresópolis. Entre as comodidades que os hóspedes encontram estão um restaurante com pensão completa, lounge bar, piscina térmica, sauna a vapor, salão de jogos, sala de TV, churrasqueira, miniparque externo, sala de recreação infantil, garagem coberta, quadra de tênis, sala de ginástica, campo de futebol (gramado) e Centro de Convenções de 800m².

 Nesse período pós-pandemia alguns desses serviços não estarão disponíveis, como os espaços de recreação infantil e de modalidades esportivas, bem como as apresentações artísticas. Todas as informações sobre as medidas de segurança adotadas pelo hotel serão informadas aos hóspedes antes da reserva. Também estarão expostas, por meio de sinalização, nos apartamentos e áreas comuns. As reservas podem ser feitas em www.sescrio.org.br.

Seis aves foram resgatadas - Divulgação/Disque Denúncia

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) sobre pássaros silvestres em cativeiro, levou policiais militares da 5ª UPAm a resgatarem, nesta segunda-feira (19) seis pássaros da fauna silvestre brasileira, em Nova Friburgo, na Região Serrana.

De acordo com a denúncia, na Rua Joaquim da Rosa Pinheiro, no bairro Jardim Califórnia, havia uma residência onde o proprietário mantinha diversos pássaros engaiolados, mas sem nenhuma autorização. De posse das informações, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos procedeu ao local, onde identificaram um coleiro, um tizil, um azulão, um sabiaúna, um sabiá laranjeira e um trinca ferro, cada um em uma gaiola. O dono dos animais, ao ser questionado sobre as licenças necessárias, informou não as possuir e por ser crime com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, os policiais procederam à 151ª DP para o registro de ocorrência, enquanto as aves foram encaminhadas à APA Macaé de Cima.

Vale frisar que a população pode denunciar guarda e comércio de animais silvestres ao Linha Verde, pelo telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

Casa da Criança funciona ao lado do Hospital Otime Cardoso dos Santos - Foto: Divulgação

A Casa da Criança, destinada ao atendimento ambulatorial exclusivo para crianças e adolescentes até 13 anos incompletos, começou a funcionar nesta terça-feira (20). A unidade fica ao lado do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança e funciona de segunda a sexta, de 8 às 16h.

São sete salas equipadas para o atendimento humanizado dos pacientes, em que funcionarão consultórios médicos e odontológico, sala de vacina e teste do pezinho. A equipe conta com médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

“O espaço foi pensado para acolher as crianças. A ideia surgiu durante a pandemia, como uma forma de manter as consultas em um espaço separado do ambiente de hospital. Além disso, a sala onde é realizado o teste do pezinho leva o nome de uma grande profissional que atuou no Hospital do Jardim por 20 anos, que foi a enfermeira Neli Oliveira e que morreu recentemente de Covid-19. É uma pequena homenagem diante do trabalho realizado por ela”, explicou o secretário de Saúde, Bruno Alpacino.

Parceria oferece o serviço de ortodontia

Por meio de uma parceria com o Centro Universitário Odontológico de Valença, será disponibilizado o tratamento da síndrome do respirador bucal. Cabo Frio é o segundo município da Região dos Lagos a oferecer o serviço.

A doença afeta grande parte da população infantil e que pode comprometer o rendimento escolar e o desenvolvimento geral das crianças. O tratamento é feito por especialistas odontólogos, que faz a correção das arcadas dentárias com o uso de aparelhos ortodônticos removíveis ortopédicos funcionais faciais.

Alguns sintomas são a aumento das cáries, mau posicionamento dos dentes, ressaca da gengiva, mau hálito, dor de garganta e tosse seca persistente, dor de cabeça pela manhã, dentre outros.

Local não possuía devidas licenças - Foto: Divulgação/Disque Denúncia

Nesta segunda-feira (19), após cumprimento a ordem de policiamento com objetivo de averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177), do Disque Denúncia, em São Pedro da Aldeia, policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Costa do Sol identificaram uma atividade potencialmente poluidora, fábrica de artefatos de cimento, na Estrada do Boqueirão.

Segundo a equipe da 8ª UPAm, a área degradada por conta da atividade chegava a medir 600 metros quadrados. Uma pessoa que ali trabalhava foi perguntada sobre as autorizações necessárias e informou que não as possuía e que trabalhava para o dono da cama de material. Vale salientar que esse tipo de atividade deve ser feita por uma empresa constituída, regularizada, com licença permanente. Diante dos fatos e com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais, a equipe procedeu à 125ª DP, onde após perícia no local, a ocorrência foi registrada.

O Linha Verde solicita a população que denuncie crimes ambientais em todo o Estado do RJ através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” onde pode-se enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.

A vacina tríplice viral, que também previne contra caxumba e rubéola, será oferecida das 9h às 16h, tanto no sentido Rio de Janeiro como em direção à Região dos Lagos - Foto: Divulgação

Quem passar pela ViaLagos (RJ-124) nesta quarta (21) e quinta-feira (22) poderá se vacinar contra o sarampo. A CCR ViaLagos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema promove a campanha no Shopping Graal, localizado no quilometro 23 da rodovia, em Rio Bonito.

A vacina tríplice viral, que também previne contra caxumba e rubéola, será oferecida das 9h às 16h, tanto no sentido Rio de Janeiro como em direção à Região dos Lagos. No local, uma equipe médica da CCR ViaLagos afere a temperatura e a pressão arterial. 

O objetivo da campanha, que foi estendida até 31 de outubro, é reforçar a imunização contra a doença na população com idade entre 6 meses e 59 anos. Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação.

Área degradada é de mil metros quadrados - Foto: Divulgação/Disque Denúncia

Quinze árvores desmatadas e uma área degradada de mil metros quadrados. Esse foi o resultado da verificação por parte de policiais militares da 5ª UPAm, em Nova Friburgo, nesta segunda-feira (20), sobre uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177) sobre desmatamento no bairro Cônego.

De acordo com os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, quando chegaram à Rua Manoel José da Cunha, identificaram as árvores cortadas, caídas ao chão. Um homem que estava próximo ao local, ao ser questionado, informou que trabalhava para o dono do imóvel e, após contato telefônico, o responsável informou aos policiais militares que não possuía as licenças necessárias para o corte das árvores e que estaria se dirigindo para a 151ª DP, onde a ocorrência acabou registrada.

Para denunciar crimes ambientais no Estado do RJ, a população pode ligar para o Linha Verde, de forma anônima. O telefone é o 0300 253 1177 (custo de ligação local). Se preferir, é possível denunciar utilizando também o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” enviando fotos e vídeos.

Mais Artigos...

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.