28
Qua, Out

Secretaria de Educação de Petrópolis inicia estudo de protocolos para retorno das aulas

Retorno será deliberado exclusivamente pela Secretaria de Saúde - Foto: Divulgação

Regiões
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A primeira reunião do Grupo de Trabalho formado para estudar os protocolos necessários para o retorno das aulas ocorreu na última quinta-feira (29). O GT, coordenado pela Secretaria de Educação, vai se reunir todas as quintas-feiras, sempre por meio de encontros online, para discutir as ações necessárias. O grupo conta com a participação dos integrantes do Conselho Municipal de Educação (COMED), Secretarias de Saúde e Assistência Social, além de representantes de diversas categorias: apoio, professores, educadores, diretores, orientadores, especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e responsáveis por escolas particulares.

Vale salientar que ainda não há data definida para a volta das aulas nas redes de educação do município. O retorno será deliberado exclusivamente pela Secretaria de Saúde após considerar aspectos técnicos e sanitários que possibilitem a volta sem riscos à saúde da comunidade escolar.

"Ainda que não tenhamos uma data, é importante que todos estejam preparados porque mudanças terão que ser feitas e protocolos serão seguidos para garantir a segurança dos alunos e a qualidade no atendimento", afirma o prefeito Bernardo Rossi.

O GT vai discutir as ações e os integrantes terão acesso às orientações recebidas, até o momento, pelos Ministério da Saúde e Educação e Secretaria de Estado de Saúde, bem como de outros documentos, elaborados por instituições como FGV, Banco Mundial, Organização Mundial da Saúde (OMS), COMED, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e notas técnicas do Todos Pela Educação, também serão usados no estudo.

"Estamos todos empenhados em estudar e planejar as ações possíveis. Importante lembrar que essa é uma situação inusitada, que afetou todo o mundo e todos terão que se adaptar. Tenho certeza que conseguiremos um bom resultado", explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

Entre os pontos que deverão ser levados em conta no retorno das atividades escolares estão: como se dará o cumprimento do calendário escolar - respeitando cada segmento, protocolo de reorganização e higienização dos espaços, avaliação diagnóstica e a necessidade de adequação da proposta curricular.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.