22
Ter, Set

Campos: Uenf faz diagnóstico molecular da covid-19

Laboratório tem atendido os municípios das regiões Norte e Noroeste fluminense - Foto: Divulgação

Regiões
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) montou um laboratório para o diagnóstico molecular da covid-19 no Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos dos Goytacazes. A unidade, criada em parceria com a prefeitura da cidade, já está recebendo amostras para identificar casos do novo coronavírus. Em funcionamento há uma semana, o laboratório tem atendido os municípios das regiões Norte e Noroeste fluminense gradativamente, desafogando, assim, o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) , na capital do estado do Rio.

"As prefeituras ainda estão se adaptando para enviar as amostras para a nossa unidade. Levávamos de 10 a 15 dias para recebermos os retornos sobre os resultados das nossas amostras porque elas iam para o Lacen. Com a abertura do diagnóstico aqui em Campos dos Goytacazes estamos liberando os resultados em torno de 48 horas, em média", explicou Milton M. Kanashiro, professor associado de imunologia do laboratório de Biologia do Reconhecer (LBR), da Uenf.

Com meta de atingir aproximadamente 100 testes diários, o laboratório está com uma demanda de 20 a 40 análises por dia, atualmente. A unidade realiza testes do tipo RT-PCR, que faz a detecção direta do RNA do vírus em secreção respiratória.

"A ideia do laboratório surgiu em função do início da pandemia. Estávamos percebendo um aumento dos casos na região e o diagnóstico levava um tempo maior já que era enviado para o Lacen, no Rio de Janeiro. Por isso, decidimos usar o conhecimento técnico de professores da Uenf e de profissionais do Hospital Geral de Guarus. Conseguimos a certificação do laboratório para este tipo de diagnóstico e acreditamos que nosso trabalho ajudará na tomada de decisão das autoridades sanitárias", acrescentou o professor.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.