26
Seg, Out

Trilha de acesso ao Pico do Papagaio é reaberta pelo Inea

Aos sábados, domingos e feriados, a visita ao atrativo no Parque Estadual da Ilha Grande deve ser agendada pela internet - Foto: Divulgação / Inea

Regiões
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A trilha de acesso ao Pico do Papagaio, no Parque Estadual da Ilha Grande, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi reaberta à população neste sábado (15). Aos sábados, domingos e feriados, a visita deverá ser previamente agendada de segunda a quinta-feira pelo site www.sympla.com.br/peig.

Para participar dos passeios, os visitantes deverão respeitar as medidas de segurança estabelecidas pelo Inea: uso de máscara; limite máximo de dez pessoas por grupo; distância mínima de dois metros das pessoas; e uso do álcool líquido ou em gel para higienização das mãos. Todo o resíduo produzido durante a visita deve ser retirado e descartado adequadamente fora do parque.

Com 5,5 km de extensão e 6 horas de duração, a mais desafiadora das trilhas da Ilha Grande exige um bom condicionamento físico, pois conta com subidas e descidas acentuadas. É necessário sair antes do meio-dia e levar água e alimento em boa quantidade. A contratação de um guia ou condutor é fortemente recomendada. O instituto pede a todos os visitantes que deixem sempre alguém avisado sobre o seu destino e que verifiquem se a vacinação contra a Febre Amarela está em dia.

Nos dias em que o agendamento prévio é necessário e, se chover, o passeio deverá ser remarcado.

Reabertura gradual

A visitação agendada faz parte das novas regras para a abertura gradual das unidades de conservação estaduais definidas pelo instituto.

A trilha de acesso ao Costão de Itacoatiara e à Enseada do Bananal, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, será reaberta amanhã. Já a trilha da Pedra do Telégrafo, no Parque Estadual da Pedra Branca, será reaberta no dia 29/8, com agendamento de visitação aos sábados, domingos e feriados.

O link para o agendamento das visitas é disponibilizado no site www.inea.rj.gov.br/visiteparquesestaduais

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.