26
Seg, Out

Cabo Frio inicia nesta quarta campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

Até às 10h, mais de 100 animais foram vacinados - Foto: Divulgação

Regiões
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Cabo Frio iniciou nesta quarta-feira (2) a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A imunização, feita de modo volante por conta da pandemia do novo coronavírus, começou pelos bairros Jardim Caiçara e Santo Antônio, no segundo distrito. Até às 10h, mais de 100 animais foram vacinados.

A imunização volante é determinação é do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. Os agentes de controle de endemias vão percorrer os bairros de 9h às 14h, vacinando animais a partir de três meses de idade. Nos casos dos de médio ou grande porte, é necessário o uso de focinheira.

O cronograma dos bairros a serem percorridos será divulgado mensalmente. A previsão é de que 25 mil cães e gatos sejam vacinados até o fim da campanha, que vai até o fim de dezembro. Veja o calendário para o mês de setembro:

Dia 2 – Jardim Caiçara e Santo Antônio;
Dia 9 - Parque Burle e Centro Hípico;
Dia 16 - Palmeiras e Parque Veneza (Chavão);
Dia 23 - São Cristóvão e Nova Califórnia;
Dia 26 - Praia do Siqueira e Aquárius;
Dia 30 - Itajuru e Samburá.

A raiva é uma doença fatal tanto para animais quanto para humanos. Devido à implantação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva, em 1973 pelo Ministério da Saúde, que preconizou as campanhas de vacinação antirrábica canina e felina, o estado do Rio de Janeiro não registra casos de raiva em cães e gatos há duas décadas, podendo caracterizar controle da variante 2, que corresponde à transmissão por cães.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.