25
Dom, Out

A proposta é conscientizar sobre o Outubro Rosa - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (22), os policiais da patrulha Maria da Penha de Itaboraí, seguindo determinação do comando da unidade , atuaram em conjunto com a prefeitura de Itaboraí e proporcionaram às mulheres que são assistidas pelo programa, e que se interessaram pela proposta, a possibilidade de serem atendidas com exames preventivos.

As assistidas foram recepcionadas no 35ºBPM (Itaboraí) com um lanche servido no Rancho da Unidade e presenteadas com uma rosa como símbolo de reconhecimento. Em seguida , foram conduzidas ao Posto de Saúde da prefeitura onde as mesmas já eram esperadas.


O objetivo da campanha, segundo o Sub Comandante da unidade, Tenente Coronel Clayton ,é aproveitar o envolvimento e a proposta de conscientização do movimento Outubro Rosa para facilitar o acesso da mulher ao papanicolau e à mamografia, que são os exames de rotina mais importantes para prevenção do câncer de colo de útero e de mama.

Diferença entre os dois candidatos é de apenas 5,8%. Sadinoel aparece em 3º - Foto: Reprodução via Facebook

Pesquisa realizada pelo IBPO (Instituto Brasileiro de Pesquisa Opiniun), mostra a liderança do dentista Marcelo Delaroli (PL) para concorrer ao cargo de prefeito de Itaboraí, na eleição municipal do dia 15 de novembro. Ao todo, 700 pessoas foram entrevistadas nos dias 7 de setembro e o registro foi feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): 06899/2020. A margem de erro é de 3,85% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Na pesquisa induzida, Marcelo Delalori (PL) aparece como 28,3% seguido por Sérgio Soares (PROS) com 22,5%. Em terceiro lugar, ficou o atual prefeito Sadinoel (Progressistas) como 10,1%, a vereadora Joana Laje (Podemos) com 4,4%, o ex-prefeito de Tanguá, Carlos Pereira (PDT), com 1,5%,s e no último lugar o vereador Edinho (PMB) com 1,1%. Nulos e/ou indecisos chegaram a 8,9%. Não sabem ou não responderam somaram 23,2%.

Na espontânea, Marcelo Delaroli (PL) chegou aos 9,9% contra 7,5% do ex-prefeito Sérgio Soares (PROS). Já Sadinoel (Progressistas) pontuou na casa de 4,1%, vindo depois a atual vereadora Joana Laje (Podemos) com 2,5%, seguida por Carlos Pereira (PDT), com 0,8% e por último foi citado o vereador Edinho (PMB) com 0,5%. Nulos / Indecisos somam 17,5%. Não sabem ou não responderam 57,2%.

O índice de rejeição entre os candidatos a prefeito de Itaboraí também foi levantado pelo Instituto. Sadinoel (Progressistas) é reprovado por 37,5% do eleitorado do município, Sérgio Soares (PROS) chegou a 21,9%, Marcelo Delaroli (PL) marcou 9,8%, Edinho (PMB) bateu a casa de 6,1%, Joana Laje (Podemos) ficou com 4,2%, Carlos Pereira (PDT) marcou 2,9%. Não sabem ou não responderam 17,6%

Área equivale a cerca de 370 campos de futebol - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A Petrobras reflorestou até o fim de agosto, cerca de 330 hectares de Mata Atlântica, equivalentes a cerca de 370 campos de futebol, plantados na área interna do Polo GasLub, em Itaboraí, região metropolitana do Rio. Até o final desse ano, serão cerca de 880 mil mudas de árvores nativas para recuperação de uma área total de 400 hectares.

Mas o foco ambiental não é só na parte intramuros do empreendimento. A Petrobras também investirá no projeto Florestas do Amanhã, uma iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro, que tem o objetivo de plantar 1,1 mil hectares de Mata Atlântica em 20 unidades de conservação espalhadas por todo o Estado do Rio de Janeiro, a partir de outubro.

A iniciativa utilizará parte dos cerca de R$ 400 milhões a serem disponibilizados pela Petrobras ao estado, por meio do Polo GasLub. Até o momento, já foram repassados R$ 218,5 milhões pela companhia e o restante será repassado até o fim deste ano.

Tanto o plantio interno quanto o projeto externo fazem parte dos compromissos assumidos no âmbito dos processos de licenciamento e aprovação do empreendimento.

Transformação
O antigo Complexo Petroquímico, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, passou por transformações e agora se chama Polo GasLub Itaboraí.

Novas soluções estão sendo avaliadas para o local. Estamos estudando a construção de uma planta de processamento de lubrificantes, a partir de interligações já existentes de algumas unidades do Polo com a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), permitindo a produção de lubrificantes e combustíveis de alta qualidade a partir de produtos intermediários da refinaria.

A Petrobras avalia a possibilidade de construção de uma térmica em parceria com outros investidores para geração de energia a partir do gás do pré-sal processado no GasLub.

Prosseguem as obras para concluir a construção do Projeto Integrado Rota 3, que inclui uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e um gasoduto. Previsto para ser concluído em 2021, o Rota 3 terá capacidade para escoar e processar diariamente 21 milhões de metros cúbicos de gás do pré-sal.

Quatro bandidos morreram em confronto na comunidade da Reta Velha - Foto: Divulgação/PMERJ

Um policial militar foi baleado durante operação conjunta entre os batalhões de Itaboraí e São Gonçalo (7º e 35º) na Comunidade da Reta, em Itaboraí. Quatro bandidos foram mortos na ação.

A ação teve início às 6h. Segundo a PM, as equipes se depararam com criminosos armados que disparam diversos tiros em desfavor contra os policiais, que revidaram.

Após estabilização do terreno, foram encontrados quatro elementos caídos ao solo. Durante a troca de tiros, um cabo da Polícia Militar foi baleado no braço, sendo socorrido para o Hospital Estadual Alberto Torres.

Na ação, foram apreendidos um Fuzil calibre 556, numeração suprimida, com um carregador; um revólver calibre 38; uma pistola; e duas granadas. O caso foi registrado pela 71ª DP (Itaboraí) e o local preservado para a perícia.

Ele foi capturado no bairro de Rio Várzea, em Itaboraí - Foto: Divulgação

Policiais da 79ªDP (Jurujuba) prenderam, nesta segunda-feira (14), um homem acusado de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Ele foi capturado no bairro de Rio Várzea, em Itaboraí.

Segundo os agentes, contra ele foi cumprido mandado de prisão, expedido pela 1ª Vara Criminal da comarca de Itaboraí . O preso foi encaminhado ao sistema prisional.

Em seu despacho, a magistrada diz que Sérgio Soares preencheu todos os requisitos para obter o registro de candidatura - Foto: Divulgação

A juíza da 104ª Zona Eleitoral de Itaboraí (RJ), Rosana Albuquerque França, deferiu na última sexta-feira (09), o registro de candidatura do ex-prefeito Dr. Sérgio Soares (PROS).

Em seu despacho, a magistrada diz que Sérgio Soares preencheu todos os requisitos para obter o registro de candidatura.

“Foram preenchidas todas as condições legais para o registro pleiteado e não houve impugnação. Isto posto, defiro o pedido de registro do "De Itaboraí para Itaboraí (PC do B, PROS, PSD)", para concorrer à(s) Eleições Municipais 2020 no município de(o) Itaboraí ”, destacou a juíza.

Elber Correia será vice-prefeito na chapa - Foto: Divulgação

Um sábado marcado pelas convenções partidárias em Itaboraí. A coligação “Pra Transformar Itaboraí”, formada pelo Partido Liberal (PL), Republicanos, Partido Social Cristão (PSC), Partido Verde (PV), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Democracia Cristã (DC), Avante e Solidariedade, confirmaram a candidatura a prefeito de Marcelo Delaroli (PL) e do vice-prefeito Elber Correia (Republicanos).

A coligação optou por seguir os protocolos de saúde, devido a pandemia do Covid-19, realizando uma convenção para cada partido em horários diferentes e não permitindo convidados para evitar aglomerações. Mesmo não podendo contar com a participação do público, o sentimento de transformação de Itaboraí.

Já nas primeiras horas, o Republicanos confirmou o nome do atual vereador Elber Correia a candidatura a vice-prefeito de Itaboraí, todos os presentes reafirmaram o compromisso com uma gestão de qualidade e eficiência para Itaboraí e que recupere o orgulho do seu povo.

Estiveram presentes durante as convenções vários pessoas importantes da política municipal, entre elas o ex-prefeito Cosme Salles, o presidente do diretório municipal do (PSC), Agnaldo Coutinho, Abílio, Peter Salomão, que abriram mão de suas pré-candidaturas a prefeito para apoiar a chapa Marcelo e Elber, acreditando que de fato a única forma de ver Itaboraí transformada é somando forças.

Na sequência Elber Correia, indicado como candidato a vice-prefeito na coligação, disse que já vem participando ativamente na pré-candidatura e reafirmou que a melhor opção da reestruturação do município é Marcelo Delaroli. “Tenho orgulho de ter sido o escolhido para compor esse projeto da reconstrução da cidade. Conheço bem toda Itaboraí e suas necessidades, nosso município é muito grande e trabalharemos para todos, do interior à cidade”.

Quando fez o uso da palavra, Marcelo Delaroli ressaltou que desde o início da construção do projeto de pré-candidatura, procurou ouvir o máximo de pessoas, pois tem como crença pessoal, que para ser um bom gestor, precisa ouvir todos os lados para tomar as melhores decisões e essa será a marca de sua caminhada.

“O nome do nosso vice tinha que ter o perfil do povo Itaboraí, ser honesto, trabalhador e conhecedor de cada canto do município. Eu, Marcelo Delaroli e agora Elber Correia, representamos um grupo de Itaboraienses comprometidos em transformar Itaboraí. Nosso povo precisa voltar a ter orgulho da sua cidade!” discursou Marcelo no encerramento das convenções.

Vale ressaltar que as nominatas para vereador dos oito partidos estão completas com 136 candidatos ao poder Legislativo e contam com mulheres de forte ativismo na cidade e dispostas a fazerem história.

Segundo o último levantamento, o candidato do Pros está na frente das intenções de voto em Itaboraí com 29% - Fotos: Divulgação

Dr. Sérgio Soares (PROS) lidera as intenções de votos para o cargo de prefeito de Itaboraí em 2020 com 29%. Os números são da pesquisa contratada pela Lema Capital e realizada pela Ágora Pesquisa Eireli, e registrada junto ao TSE sob o número RJ-03296/2020, o levantamento aconteceu nos dias 1º e 2 de setembro deste ano, que realizou 400 entrevistas pessoais com eleitores do município. De acordo com a empresa, a amostra foi distribuída pelos bairros de forma proporcional ao número de eleitores existentes com margem máxima de erro de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, para um intervalo de confiança de 95%.

Segundo o último levantamento registrado no TSE, ao serem apresentados os candidatos aos eleitores, Sérgio Soares (29%) possui vantagem de 18% sobre Marcelo Delaroli (PL), segundo colocado com 11%. Em terceiro, Dr. Sadinoel (PP) tem 10%, seguido por Joana Lage (Pode) com 6%. Contudo, ao considerar somente os votos válidos, Sérgio Soares amplia a sua vantagem e chega a 42%, seguido por Delaroli (16%), Dr. Sadinoel (14%) e Joana Lage (8%), entre os que mais pontuaram. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.

Já nas intenções de votos na questão de escolha espontânea dos eleitores, sem apresentar os candidatos, Sérgio Soares seguiu na liderança com 16%, mas nesse método a ordem entre o segundo e o terceiro colocado se alterou. O candidato do PROS foi seguido por Dr. Sadinoel (PP), com 6% Marcelo Delaroli (PL), com 5% e Joana Lage (Pode) com 2 % da preferência. Ainda de acordo com a pesquisa, 36% dos eleitores não souberam indicar nenhum nome de candidato de forma espontânea.

Vale destacar que a pesquisa foi realizada com pessoas de várias idades, com destaque para os eleitores que tinham entre 16 e 24 anos, que foram 25% dos entrevistados e 24% de pessoas com idade entre 45 e 59 anos. O perfil dos eleitores escolhidos ainda conta com 57% de pessoas que concluíram o Ensino Médio, 22% de pessoas que terminaram a 5ª e 8ª série, além de 12% que concluíram o Ensino Superior e 9% que estudaram até a 4ª série. Avaliando a intenção de voto de acordo com a Escolaridade do eleitor, Dr. Sérgio Soares lidera em todas as escalas. Observa-se uma curva de crescimento dos eleitores de Dr. Sérgio Soares conforme a escolaridade do eleitor diminui.

Ainda segundo a pesquisa, 25% das pessoas que escolheram o Dr. Sérgio Soares para prefeito, justificaram a intenção pelo fato dele ser mais conhecido entre os seus concorrentes. Outros 19% disseram que ele melhorou a cidade em sua primeira passagem e por isso o escolheram.

Avaliando a intenção de voto de acordo com a Religião do eleitor, Dr. Sérgio Soares lidera em todos os grupos religiosos, possuindo mais força entre os Católicos, com 34%. Marcelo Delaroli tem seu desempenho melhorado entre os Evangélicos. Dr. Sadinoel atinge seu melhor índice entre os que Católicos, ocupando a segunda posição nesta categoria.

Nos dados em relação a renda do eleitor, Sérgio Soares lidera em todas as classes sociais. Marcelo Delaroli tem seu desempenho melhorado à medida que a renda do eleitor diminui, enquanto o oposto acontece com Dr. Sadinoel.

O levantamento aponta ainda que 49% dos entrevistados ainda podem mudar sua intenção de voto, enquanto 51% acreditam estar decididos de sua escolha.

 

O valor da tarifa básica será de R$ 6,30 - Foto: Divulgação

A nova tarifa básica do pedágio da RJ-116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco) começará a ser cobrada à zero hora do próximo dia 4 de setembro (sexta-feira). O valor da tarifa básica será de 6,30. O reajuste é anual e ordinário e faz parte do contrato de concessão estabelecido entre o Governo do Estado e a Concessionária Rota116 S/A e serve também para a continuidade das obras e melhorias ao longo dos 140 quilômetros de concessão.

O reajuste foi aprovado no dia 27 de julho, durante sessão regulatória da Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos e Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) e publicado no Diário Oficial de terça-feira (25/08).

A RJ-116 tem quatro praças de pedágio, localizadas nos quilômetros 1,9 em Itaboraí; 48,8, em Cachoeiras de Macacu; 90,4 em Nova Friburgo e 122,3 em Cordeiro. A tarifa de R$6,30 é para carros de passeio. Para caminhões e ônibus de até dois eixos a tarifa passa para R$12,60.

Veículos de três a seis eixos o valor será de R$25,20 e acima de seis eixos será cobrada a tarifa básica multiplicada pelo número de eixos do veículo.

A Concessionária Rota 116 administra desde março de 2001, o eixo rodoviário formado por um trecho de 1,7 km da RJ 104 (Itaboraí) e a RJ-116, no trecho entre Itaboraí a Macuco totalizando 140 quilômetros de

rodovia concedida. O atendimento ao usuário é feito ininterruptamente 24 horas por dia, com serviços de inspeção, reboque de veículos leves e pesados, caminhões para apreensão de animais e de combate a focos de incêndio. Os usuários contam com bases de apoio em diferentes trechos da rodovia e são feitos investimentos na ampliação e conservação da sua malha rodoviária.

Entre as várias melhorias implantadas pela Concessionária Rota 116 S/A nos últimos anos, está a terceira faixa de rolamento do trecho de subida da Serra dos Três Picos, diminuindo o tempo de deslocamento dos motoristas no acesso aos municípios de Nova Friburgo e cidades vizinhas e a ampliação do Trecho Norte da Rodovia com terceira faixa e acostamento. Também vem sendo feito inúmeros investimentos em alargamentos de pontes, construção de novos trevos de acesso aos municípios sob área de concessão e recuperação do pavimento asfáltico.

O local foi lacrado pela polícia - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policiais da 71ª DP (Itaboraí) prenderam nesta segunda-feira (21) um homem acusado de ser proprietário de uma fábrica clandestina de produção de carne seca. A fábrica funcionava na localidade de Visconde de Itaboraí. A carne seca também era embalada à vácuo na fábrica.

De acordo com policiais o proprietário alegou que não possuía licença ou documentos necessários para o funcionamento do estabelecimento. Na fábrica havia também vários funcionários e todo o material para confecção da da carne seca. O local foi lacrado pela polícia. O proprietário foi autuado por crime contra as relações de consumo.

De acordo com o cronograma previsto, a realização das provas objetivas e discursivas acontecerão no dia 22 de novembro de 2020 - Foto: Divulgação

O município de Itaboraí está com inscrições abertas para o concurso público nº 001/2020, para preenchimento de 653 vagas de professores com níveis Médio e Superior, para provimento de cargo para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano). As inscrições vão até o dia 29 de outubro e devem ser realizadas apenas pela internet, no site do INCAB, instituição organizadora do certame: www.incab.org.br.

O edital do concurso foi suspendido no dia 24 de março de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus. Os cargos disponíveis são: Professor da Educação Infantil, Professor Docente II (Ensino Fundamental I) e Professor Docente I (Ensino Fundamental II). O concurso contará com três etapas, sendo duas de caráter classificatório e eliminatório para todos os cargos, com prova objetiva, discursiva e de títulos. De acordo com o cronograma previsto, a realização das provas objetivas e discursivas acontecerão no dia 22 de novembro de 2020.

Todas as etapas serão realizadas em Itaboraí e ficarão critério do INCAB e da Prefeitura. Havendo necessidade, os candidatos poderão ser alocados para outros municípios. Os valores das inscrições são de R$70,00 para os cargos de nível médio e R$90,00 para os cargos de nível superior.

Vale ressaltar que a inscrição está disponível durante 24 horas, até às 23:59h do último dia (29/10/2020). E o boleto de pagamento da inscrição vencerá dia 30 de outubro de 2020. O candidato que não tiver acesso à internet para realizar sua inscrição, poderá fazê-la no posto de atendimento, situado na Rua José Leandro, nº 47, Centro, Itaboraí/RJ, CEP 24.800-149, no horário de 09h às 17h, do 1º até o último dia de inscrição, conforme estabelecido no cronograma.

Para conferir o edital do certame basta acessar o site oficial da Prefeitura de Itaboraí www.itaborai.rj.gov.br no Diário Oficial do dia 14 de agosto de 2020, em edição extraordinária. Ou através do link: https://do.itaborai.rj.gov.br/edicoes/2020/2020-08-14A.pdf

 

 

Mais Artigos...

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.