28
Seg, Set

Casos confirmados de coronavírus dobram em menos de uma semana em Itaboraí

Em seis dias o número aumentou em 100%, passando para 114 confirmados. Foto: Divulgação

Itaboraí
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Na sexta-feira, 17 de abril, 57 casos da Covid-19 foram confirmados em residentes de Itaboraí. Em seis dias o número aumentou em 100%, passando para 114 confirmados, na ultima quinta-feira (23). Essa mudança é preocupante, porém segundo a equipe de Vigilância Epidemiológica do município, esses casos tendem a aumentar ainda mais na cidade.

“Estamos fazendo todo o possível para conter o avanço dessa doença na nossa cidade, mas esse salto nos números é assustador para todos. O pedido para as pessoas ficarem em casa, usarem o álcool gel e a máscara é para a proteção da população. Não queremos parar com a vida dos moradores de nossa cidade, mas explicar o máximo possível da importância desse distanciamento, em um momento tão delicado”, declarou o secretário de Saúde, Júlio Ambrósio.

Nesse mesmo período os casos notificados também tiveram um salto. No dia 17, sexta-feira, 1.107 (mil cento e sete) notificações eram contabilizadas, já no dia 23 aumentou em mais de 300 casos. A página da Secretaria de Saúde de Itaboraí divulgou, neste dia, 1.490 (mil quatrocentos e noventa) pacientes.

O paciente que procura qualquer unidade de saúde e em seu cadastro coloca que é morador do município de Itaboraí entram na categoria de casos notificados. Então, não necessariamente esses casos serão todos confirmados ou descartados. A recomendação para todos esses pacientes é a de ficar em casa, respeitando a quarentena e seus cuidados específicos, explicou a equipe de Vigilância como é feito o processo.

E os atendimentos no Espaço Covid-19, ainda está funcionando?

Nesse mesmo período, entre os dias 17 e 23 de abril, o Espaço atendeu 669 pessoas procurando atendimento por sintomas da Covid-19. O Espaço localizado na Rua Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº, em Nancilândia, está em funcionamento desde o dia 25 de março, há quase um mês.

“O número de atendimentos diários no espaço é muito positivo. As pessoas estão buscando ajuda no lugar correto, com profissionais treinados e preparados para atendê-los. Esperamos levar a mesma estrutura e qualidade para todas as portas de atendimento da Covid-19 no município”, afirmou Júlio.

Os atendimentos no Espaço acontecem normalmente, 24h, todos os dias da semana. A unidade conta com 8 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, e 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, maqueiros, odontologistas, agentes sociais, recepcionistas, entre outros essenciais, tão importantes neste momento.

O município de Itaboraí ainda conta com outros projetos para melhorar e facilitar o atendimento para a população. O Hospital Municipal São Judas Tadeu está em fase de obras para virar uma unidade de atendimento da Covid-19. Já a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, está sendo reestruturada para virar mais uma porta de entrada para pacientes com o novo coronavírus.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.