25
Dom, Out

Itaboraí inaugura centro de teste rápido para covid

Local funcionará como suporte à identificação de casos mais leves - Foto: Divulgação / Prefeitura de Itaboraí

Itaboraí
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta segunda-feira, 18 de maio, a cidade de Itaboraí passou a contar com mais um importante reforço nas ações de enfrentamento à pandemia da covid-19. A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou em Manilha, o Centro de Testagem Exclusivo Coronavírus – Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira “Filoco”.

A unidade será mais uma opção de testagem destinada a população com suspeita da síndrome respiratória. No local as pessoas, que estiverem apresentando os sintomas (tosse, febre, dor de garganta e dor de cabeça), terão a oportunidade de realizar o teste rápido para diagnóstico da doença.

“O Centro de Testagem funcionará como suporte à identificação de casos mais leves atendidos na atenção básica de saúde, para que possa ser avaliado um panorama mais claro da realidade do vírus na cidade e assim, ajudar na organização das ações de prevenção e combate à pandemia em esfera municipal”, explicou o secretário de Saúde, Júlio Ambrósio.

A previsão da equipe é de que, por semana, 250 pessoas sejam atendidas no local, com estimativa de aumento ao longo do funcionamento que, na cidade, não é o único a fazer este tipo de teste para diagnóstico da doença. Os pacientes que buscam o Espaço Covid-19, no bairro Nancilândia, com suspeita da síndrome respiratória, também podem fazer o teste rápido.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os exames só serão realizados se o paciente estiver agendado. Para isso, ao identificar os primeiros sintomas da covid-19, as pessoas devem buscar agendamento inicial numa unidade de saúde mais próxima da residência. A equipe de saúde das unidades farão o atendimento inicial e verificar se o paciente apresenta os sinais da doença e ainda se ela se encaixa no período em que deve fazer a testagem, o que acontece após o oitavo dia de sintomas, quando os anticorpos podem ser detectados com melhor sensibilidade, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Para o agendamento é necessário que as pessoas tenham em mãos um documento de identificação pessoal, cartão SUS e comprovante de residência atualizado.

No teste rápido, que é feito utilizando apenas uma gota de sangue, as amostras coletadas são analisadas e procurados os anticorpos produzidos pelo organismo após a pessoa entrar em contato com o vírus. Sendo positivo, os pacientes são diretamente encaminhados para o Espaço Covid-19, em Nancilândia ou para uma unidade de saúde, dependendo da gravidade de cada caso.

A médica pediatra, Dra. Giana Pautt, foi uma das primeiras pessoas a fazer o teste na nova unidade. “Estou na linha de frente e trabalho com a ameaça de perto. Faço atendimentos em setores de emergência e pra mim, que convivo com muitas pessoas durante o dia, é importante fazer este teste. Caso eu esteja com o vírus quero saber para não transmitir a meus pacientes e nem familiares”, comentou Giana.

 

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.