02
Ter, Jun

Itaboraí inaugura Centro Cardiológico

O novo centro é especializado em doenças coronarianas - Foto: Divulgação

Itaboraí
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta quarta-feira (20), a cidade recebeu o Centro Cardiológico de Itaboraí Sidney dos Santos Cotrim, no Centro. A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou o espaço onde a população poderá tratar as doenças coronarianas, tendo a disposição equipamentos para exames e consultas.

No local serão oferecidos além de consultas cardiológicas, exames de ultrassonografia (serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo), eletrocardiograma (avalia a atividade elétrica do coração), eletroencefalograma (avalia a atividade elétrica do cérebro), ecocardiograma transtorácico com doppler de carótidas, membros superiores e inferidos (valia o fluxo de sangue dos vasos sanguíneos) e também testes ergométricos (avaliação ampla do funcionamento cardiovascular).

Outra grande novidade para a população é que o ambulatório cardiológico vai permitir que alguns destes exames, como ecocardiograma com doppler e teste ergométrico, possam ser realizados dentro do próprio município, não precisando mais que o paciente vá até a cidade do Rio de Janeiro para realizá-los.

“É um ganho muito grande para a população este Centro Cardiológico, principalmente no mês em que a cidade faz aniversário. Tivemos conhecimento de muitas pessoas que deixavam de fazer os exames por não ter o dinheiro da passagem ou por ser distante. Mas minha satisfação e poder saber que isso acabou, que a população terá um local destinado a cuidar das doenças do coração, junto a uma equipe de profissionais preparados para isso”, ressaltou o prefeito, Dr. Sadinoel Souza. Ele reforça ainda que, esta é mais uma forma de resgatar a dignidade da população de Itaboraí.

O Centro Cardiológico conta com quatro consultórios médicos, banheiros, dois consultórios de eletrocardiograma, um de teste ergométrico, um de eletroencefalograma e um de ultrassonografia. A equipe é composta por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe administrativa.

“Pacientes que possuem doença coronariana agora possuem um espaço exclusivo para tratamento na nossa cidade. É um ganho para a população de Itaboraí, que também poderá esperar menos tempo entre a consulta médica e a realização do exame para início do tratamento”, explicou o secretário de Saúde, Júlio Ambrósio.

O local irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua João Caetano, 370, Centro. Para atendimentos é necessário procurar primeiramente a unidade de saúde de referência do paciente e receber encaminhamento da equipe de saúde. Os agendamentos irão respeitar os protocolos do Ministério da Saúde relacionados a prevenção da covid-19, priorizando a classificação de risco na solicitação médica, para que não sejam feitas aglomerações no local.

Retorno de algumas consultas ambulatoriais

A Secretaria de Saúde de Itaboraí, que havia suspendido as consultas eletivas em razão do risco de contaminação pela Covid-19, informa que já está retornando, aos poucos, com os atendimentos ambulatoriais.

As consultas para as especialidades de cardiologia, gastroenterologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, otorrinolaringologia e neurologia estão sendo remarcadas pela equipe da Central de Regulação e acontecendo tanto na parte da manhã, quanto a tarde. Os contatos para agendamentos estão sendo realizados por telefone. A própria sede da Saúde e também o novo Centro Cardiológico darão suporte a estas consultas para que a população não interrompa os tratamentos.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.