22
Qui, Out

Artistas fazem dos muros do Rio suas obras de arte

Projeto ‘Rua Walls’ promete integrar o porto com a vida cultural carioca - Foto: Douglas Dobby/Divulgação

Cidades
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A exposição do “Rua Walls”, um projeto urbanístico de arte pública, invade o Porto do Rio de Janeiro a partir deste domingo, dia 27. Os trabalhos de 18 artistas transformaram 1,5 km dos muros dos armazéns localizados na Avenida Rodrigues Alves, em obras de arte, integrando o porto à vida cultural da cidade. Os murais foram pintados durante um mês. O Porto do Rio, que completou 110 anos em julho, abraçou o projeto como uma grande ação de Responsabilidade Social, desde que foi apresentado há um ano. A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra o local, autorizou a intervenção artística.

“A Zona Portuária do Rio de Janeiro ficou bastante atrativa com a revitalização urbana realizada nos últimos anos e, agora, a Companhia Docas do Rio de Janeiro teve a oportunidade de também colaborar nesse trabalho com a implementação do projeto ‘Rua Walls’ nos muros do nosso Porto do Rio, em parceria com as empresas arrendatárias dos terminais”, afirmou o diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira.

Ele disse acreditar que as pinturas estreitarão a relação porto x cidade: “A Avenida Rodrigues Alves foi transformada em um verdadeiro museu à céu aberto, atraindo cidadãos cariocas e turistas ao Porto do Rio, o que certamente vai promover ainda mais essa região, que já está consolidada como referência histórica e cultural”.

“Estamos apostando na cultura para transformar o entorno do Porto do Rio, mas também para transformar vidas. Assim, além de tornar a Avenida Rodrigues Alves em um ambiente atraente e revitalizado, estamos capacitando jovens moradores locais para atividades profissionais que eles poderão executar no futuro. Os muros revitalizados pelo projeto ‘Rua Walls’ trarão uma nova vida à região portuária”, explica Bruno de Sá, diretor-geral da Triunfo Logística e presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Rio de Janeiro (Sindoperj).

Já de acordo com o diretor-presidente da Multiterminais, Luiz Henrique Carneiro, o crescimento econômico deve estar alinhado com a preservação dos recursos naturais e os aspectos sociais: “entregar este legado para a cidade e contribuir ainda mais com o desenvolvimento humano da região do Porto do Rio de Janeiro é o que queremos.”

O projeto - O público terá a oportunidade de consumir e admirar manifestações de artistas visuais talentosos do cenário atual, tais como: Agrade Camís, Amorinha, Bruno Lyfe, Célio, Chica Capeto, Diego Zelota, Doloroes Esos, Flora, Yumi, Igor SRC, Leandro Assis, Luna Bastos, Mariê Balbinot, Marlon Muk, Miguel Afa, Paula Cruz, Thiago Haule, Vinicius Mesquita e Ziza. Mais do que uma exposição artística, a iniciativa serve para movimentar a economia local, impactada pela crise do novo coronavírus.

De acordo com André Bretas, um dos idealizadores do evento, “o ‘Rua Walls’ traz um novo colorido para a Zona Portuária em um momento tão cinzento.” Com a pandemia da Covid-19, os cuidados foram redobrados. A equipe de produção foi reduzida e foram seguidas todas as recomendações do Ministério da Saúde. As pinturas foram feitas durante a madrugada, período em que a avenida permaneceu interditada para o trânsito.

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.