Itaboraí inaugura Centro Municipal de Educação Infantil em Itambi

O espaço inaugurado conta com oito salas de aula - Foto: Divulgação

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), em convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entregou a população mais uma unidade escolar. No último dia 12 de novembro foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Maria José Pugian Ribeiro, em Itambi. O nome do espaço é uma homenagem a uma mulher forte, guerreira e humilde que foi exemplo na cidade, aprendeu a ler e a escrever sozinha, superando assim, as barreiras que se colocavam diante dela.

O prefeito Dr. Sadinoel Souza comentou a importância da entrega dessa unidade para os itambienses. “É com muita felicidade que inauguramos essa unidade toda preparada e adequada para os nossos alunos. Além de ser uma vitória para comunidade de Itambi, também é uma conquista para nossa gestão que tem a educação básica como prioridade”, disse o chefe do Executivo.

A nova unidade atenderá cerca de 300 alunos, de 2 a 5 anos de idade. Os estudantes receberão cuidados na alimentação, higiene e um trabalho pedagógico de qualidade. O espaço conta com oito salas de aula; recepção; secretaria; direção; sala de professores; sanitários masculinos e femininos; copa; depósito de materiais de limpeza; vestiário masculino e feminino; despensa; cozinha; lactário; área de serviço; fraldário; solário (local descoberto reservado ao banho de sol); sala de repouso; sala multiuso; sanitário para alunos com necessidades especiais; sala de apoio à informática; pátio coberto; playground e castelo d’água (reservatório de água)

O Cemei Maria José Pugian Ribeiro já conta com uma equipe estruturada, dedicada, competente e tem como diretora da unidade escolar, Rosângela Pugian Belato Gomes, filha da patrona que militou pela área da Educação, sendo muito atuante principalmente nas atividades da 3ª idade que eram realizadas em Itambi. E também na Igreja católica, sendo ministra da Eucaristia, levando hóstia aos enfermos, catequizando crianças e adultos.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza ressaltou que a nova unidade educacional vai atender ainda melhor a população de Itambi. “Não foi fácil, foi muita luta, mas estamos aqui inaugurando o tão esperado equipamento educacional, em nosso querido bairro de Itambi. Nesta gestão retomamos as obras, corrigimos todos os problemas, estruturamos e tornamos o local seguro. Quero também registrar o meu agradecimento a todos que se empenharam para esse resultado maravilhoso acontecer”, afirmou o secretário.

“Essa sede própria é uma vitória para todos nós, a beleza do Cemei superou minhas expectativas”, afirmou Beatriz Pituba, mãe do Henri, aluno do G4.

Vale ressaltar que a obra da construção ocorreu no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O programa foi instituído pela Resolução n°6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação. Seu principal objetivo é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios, visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de Educação Infantil da rede pública.

A solenidade contou com a presença da banda da Guarda Municipal, da família e amigos da patrona homenageada. E ainda os secretários municipais de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça; de Habitação e Políticas Sociais, Monica Virgílio; de Governo, Rafael de Moraes; de Planejamento, José Fernando Soares; de Trabalho e Renda, Leonardo Gomes. Além do ouvidor geral, Leonidas Souza; subsecretários, professores, diretores, pais de alunos e comunidade em geral.