Secretaria promove visitas técnicas em unidades do CRAS

O próprio chefe da pasta foi com a sua equipe técnica na unidade do Apollo II para apurar denúncias de moradores de descaso no atendimento - Foto: Divulgação

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Embora a pandemia do novo coronavírus tenha limitado uma série de atividades nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Itaboraí, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está intensificando as ações de visitas técnicas neste primeiro mês de gestão para cobrar que, mesmo com os protocolos sanitários, seja mantido um atendimento de qualidade ao público.

O próprio chefe da pasta foi com a sua equipe técnica na unidade do Apollo II para apurar denúncias de moradores de descaso no atendimento. O secretário se reuniu com as reclamantes, ouviu as demandas da população e cobrou os responsáveis pela unidade por providências imediatas.

“Sabemos que a pandemia não permite que as atividades nas unidades do CRAS funcionem de forma integral. Mas não podemos deixar os moradores pagarem essa conta. Nossa gestão é de transformação e é isso que estamos fazendo”, afirmou o secretário.

Marcos Araújo já havia ido verificar de perto as necessidades dos postos localizados nos bairros de Ampliação e Jardim Imperial. O objetivo da fiscalização, segundo o secretário, é fazer com que os projetos retomem com força total quando a cidade atingir um período mais seguro em relação à doença. Atualmente, Itaboraí encontra-se em bandeira vermelha de contágio.

“As visitas são importantes para saber as necessidades dos equipamentos. Precisamos estar com tudo pronto para quando for seguro voltar com força total”, disse o secretário.

Serviços

Nas unidades do CRAS, é prestado serviço de atendimento socioassistencial para família, criança, adolescente, idosos, adultos e mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social, causada pela pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos, de relacionamento familiar ou comunitário, e de pertencimento social.

Os serviços prestados incluem ações preventivas de convivência e socialização, capacitação e inserção produtiva, apoio e acompanhamento familiar. Todas as famílias são cadastradas no Cadastro Único de Programas Sociais.