Itaboraí recebe operação para limpeza dos recursos hídricos

Iniciativa tem por objetivo melhorar o escoamento desses rios, de forma a minimizar as inundações decorrentes do transbordamento dos mesmos - Foto: Rogerio Santana/Governo do Rio

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Por meio do programa Limpa Rio, Itaboraí, município fluminense localizado no entorno da Baía de Guanabara, será beneficiado com a limpeza e o desassoreamento de seus recursos hídricos. A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram as intervenções nesta sexta-feira (5), em trecho de cinco quilômetros do Rio Iguá e de três quilômetros no Rio Tambutaí. A expectativa é retirar cerca de 91 mil metros cúbicos de sedimentos desses corpos hídricos para destinação ambiental adequada.

"Estamos atuando de forma preventiva pelo Programa Limpa Rio. Nosso objetivo é trabalhar para evitar as enchentes que trazem prejuízos ao meio ambiente e colocam a população em risco. Mas é sempre importante lembrar que é fundamental que cada um faça a sua parte e não polua os rios", explica o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

A iniciativa tem por objetivo melhorar o escoamento desses rios, de forma a minimizar as inundações decorrentes do transbordamento dos mesmos.

Desde o início do ano, o órgão ambiental estadual realiza intervenções em 22 corpos hídricos (contando com os rios Iguá e Tambutaí) de 13 cidades: Seropédica, Nova Friburgo, Teresópolis, Duque de Caxias, Japeri, Rio de Janeiro (Bangu, na Zona Oeste), Itaguaí, Rio Bonito, São Gonçalo, Itaboraí, Quissamã, Três Rios e Belford Roxo. Em 2020, o Inea retirou 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses.