Idosos acima de 85 anos começam a ser vacinados em Itaboraí

A recomendação é ir até a uma unidade mais perto da sua residência ou onde o idoso costuma ser vacinado - Foto: Divulgação

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Enquanto a campanha de vacinação é paralisada na capital, Itaboraí avança para uma nova etapa. Os idosos acima de 85 anos residentes na cidade devem se dirigir a partir desta quarta-feira (17/02) até sexta-feira (19/02) a um dos 38 postos de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

A recomendação é ir até a uma unidade mais perto da sua residência ou onde o idoso costuma ser vacinado. É importante não esquecer de levar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Na hora de vacinar é permitido entrar com um acompanhante e até registrar o momento com fotos.

Dona Maria de Lourdes dos Santos, de 86 anos, auxiliar de enfermagem por 45 anos, aguardava a sua vez para ser imunizada acompanhada por seu companheiro e sua neta, na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues Rocha, no Centro. Familiarizada com as agulhas e protocolos de saúde, demostrava otimismo e disposição.

“Tomar vacina é sempre um bem coletivo. Já estou acostumada e tinha certeza que chegaria a minha vez. Minhas filhas que estavam mais ansiosas e até pediram para minha neta fotografar. Daqui a 21 dias estarei aqui de novo para tomar a segunda dose”, explicou dona Maria, enquanto elogiava a mão leve da técnica de enfermagem e posava para foto do grupo da família.

Para evitar filas, o Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues Rocha, no Centro, está contando também com uma equipe exclusiva para atendimentos no sistema ‘drive thru’, dando prioridade aos idosos com dificuldade de locomoção. A equipe de vacinação, após o acompanhante apresentar a documentação e fazer a ficha do idoso, se dirige até ao carro para fazer a imunização.

Quem aprovou a novidade foi Leni de Ramos da Costa, que estava acompanhando sua mãe, Isabel Ramos da Costa, de 102 anos, moradora de Rio Várzea.

“Quando chegamos aqui e vimos que tinha essa opção de esperar no carro para vacinar, preferimos assim, porque evita deslocamento. Foi rápido e nem precisou sair do carro”, disse Leni, que contou com o auxílio da Guarda Municipal para aguardar na fila dos carros e obter todas as informações.

Até a última sexta-feira (12/02), foram vacinadas 4.180 pessoas em Itaboraí. O município já recebeu quatro remessas de doses (D1) da vacina, imunizando os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 das redes pública e privada, idosos residentes de Instituições de Longa Permanência (ILPI) e pessoas restritas ao leito (acamados).

A Prefeitura aguarda a disponibilidade de novos lotes de vacinas para divulgar o cronograma das próximas fases da campanha e ressalta que já recebeu a primeira remessa de doses (D2) da Coronavac para segunda aplicação no primeiro grupo prioritário. Solicita que os idosos acima de 85 anos se dirijam com calma até sexta-feira (19/02) aos postos de saúde, pois até o momento o estoque de vacinas nunca foi zerado antes da chegada de novas remessas.