Gepam de Itaboraí promove soltura de pássaros silvestres na natureza

Pássaros foram retirados das gaiolas e reintroduzidos em uma área de preservação ambiental - Foto: Divulgação / Prefeitura de Itaboraí

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, realizou a soltura ao habitat natural de três pássaros silvestres, na região de Muriqui, na manhã desta terça-feira (20/07). A ação foi coordenada pelo Grupamento de Especial de Proteção Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal.

As aves são da espécie Tiê-sangue ("Ramphocelus bresilius", nome científico), considerada símbolo da Mata Atlântica. Os animais foram devolvidos à natureza após passarem por um período de reabilitação. Os pássaros foram retirados das gaiolas e reintroduzidos em uma área de preservação ambiental.

"O cidadão tem um papel importante nesta batalha contra a venda ilegal de animais silvestres. Por isso, precisamos destacar a importância de denunciar. Fiscalizamos regularmente as feiras para coibir essa prática que prejudica muito o ecossistema", explicou o coordenador do GEPAM-Itaboraí, o agente Silveira.

O secretário municipal de Segurança, Heitor Baldow, ressalta a importância do trabalho de fiscalização, que é realizado pela Guarda Municipal no município para coibir a comercialização dessas aves.

"A população pode efetuar a denúncia por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itaboraí, que as informações relativas à proteção ambiental são encaminhadas para o GEPAM para serem averiguadas. O anonimato é garantido", destacou o secretário.