Itaboraí assina protocolo de intenções para cessão de áreas do Polo GasLub

evento delaroli e petrobras - Foto: Divulgação

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Itaboraí e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Marcelo Delaroli, ao lado do governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o presidente da Petrobras, Joaquim Silva Luna; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Faral; e o deputado federal, Altineu Cortes, assinaram os protocolos de intenções entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Petrobras para a cessão de áreas do Polo GasLub, o antigo Comperj, na tarde desta sexta-feira (10/09). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio Guanabara.

O objetivo do convênio é viabilizar a retomada econômica no setor de Óleo e Gás no antigo Comperj, em Itaboraí, que equivalem a 4.167 campos de futebol, ou 45 quilômetros quadrados. A iniciativa é usar a infraestrutura do Polo GasLub e a capacidade do governo para atrair serviços e indústrias para a região — que sofre com o desemprego e o abandono devido à não conclusão do antigo Comperj — e gerar receita para o Estado e, principalmente, para os municípios de Itaboraí e região do Conleste.

A ideia é explorar o potencial da infraestrutura da região para atrair grandes indústrias, como o gasoduto de escoamento do pré-sal e a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) que será ligada à Bacia de Campos pelo gasoduto do pré-sal Rota 3 e a Unidade de Processamento de Gás Natural — com capacidade de escoamento de 88 milhões de metros cúbicos de gás por dia para o tratamento do gás natural, para atrair grandes indústrias.

A expectativa do Governo do Estado é que o Polo GasLub inicie sua operação no primeiro trimestre de 2022. Além de receber investimentos que giram em torno de R$ 15 bilhões e gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Pelo protocolo de intenção, o governo do Estado vai investir na melhoria da infraestrutura para acesso ao local, como a reforma das estradas.

Em seu discurso, o prefeito de Itaboraí e presidente do Conleste, Marcelo Delaroli, disse que depois de muitos anos de especulação, obras inacabadas e o sofrimento do povo de Itaboraí com esse descaso, o município dará um grande passo para que a região volte a caminhar pra frente. "Finalmente, tudo o que sonhamos um dia vai voltar a acontecer, a partir do início do ano que vem. Nós saímos daqui com muita esperança. Vamos transformar não só a cidade, mas a vida de cada cidadão de Itaboraí", comentou o chefe do Executivo municipal.

O governador do Rio, Cláudio Castro, disse que pretende iniciar as licitações de obras, como a de estradas, o mais rápido possível para "que ano que vem esteja funcionando e produzindo empregos em Itaboraí". "O objetivo é viabilizar a retomada econômica no setor de óleo e gás no Rio. Precisamos explorar ao máximo a nossa riqueza natural, gerando emprego e renda para a população" explicou Castro.

Segundo o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, o acordo é o primeiro passo para a criação de um complexo que vai atrair empresas e criar empregos. "O Polo Gaslub vai entrar em operação em 2022 e já é um ativo de alta importância estratégica para nossa empresa, para o Rio e o Brasil. Será responsável pelo processamento de grande parte do gás natural proveniente do pré-sal, que vai chegar ali através do gasoduto Rota 3", disse Silva e Luna, destacando que esse gás será tratado por uma UPGN.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou a criação do novo mercado de gás, que vai permitir a redução nos preços. Isso será possível com a chegada de novas empresas ao segmento através da venda de ativos da Petrobras. "O Rio como um dos principais atores dessa indústria pode também ser um dos principais beneficiados pelo seu crescimento", comentou.

Estiveram a cerimônia no Palácio Guanabara, o vice-prefeito de Itaboraí e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula; o procurador de Itaboraí, Pedro Ricardo Queiroz; o presidente da Câmara de Vereadores de Itaboraí, Elber Corrêa; o diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna; os vereadores Alexandre Coqueiro e Marquinhos Orelha; e o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda.