Desafio Solidário Internacional agita Itaboraí

Evento esportivo movimenta o município neste fim de semana - Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaboraí

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O penúltimo dia, sábado (11/09), do Desafio Solidário Internacional (DSI), ação solidária do ultramaratonista Cleberton Souza junto com a Prefeitura de Itaboraí, teve ajuda de mais de 500 corredores que participaram da 2ª Corrida e Caminhada do 35º BPM para incentivar o ultramaratonista a completar os 1001 km de corrida na esteira. E ainda arrecadar alimentos para as famílias em vulnerabilidade social de Itaboraí. O evento esportivo teve um percurso de seis quilômetros com largada e chegada na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, indo até o bairro Venda Pedras.

A tradicional corrida organizada pelo 35° Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) premiou com medalhas os 100 primeiros colocados no masculino e feminino. Os participantes puderam ainda contar com café da manhã com frutas para recuperar as energias após a corrida. Uma tenda da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) disponibilizou máscaras e álcool gel.

“A segunda corrida e caminhada do 35º BPM é um exemplo para incentivar as pessoas a praticarem uma atividade esportiva. Mas nosso objetivo maior esse ano é ajudar as pessoas que mais precisam com arrecadação de alimentos participando do Desafio Solidário Internacional”, disse para os corredores o tenente-coronel Gilbert dos Santos, comandante do 35º BPM.

O evento, que não aconteceu no ano passado devido a pandemia, atraiu atletas, moradores da cidade, policiais de batalhões vizinhos e até turistas. Todos em prol da saúde e da solidariedade. Muitos aproveitaram a oportunidade para conhecer mais um pouco da história da Praça Marechal Floriano Peixoto, visitando os espaços culturais da Prefeitura de Itaboraí.

“Fiquei sabendo da corrida pela internet e me inscrevi. Pratico corrida há mais de 30 anos, sempre participando de ventos no Brasil e até lá fora. Aproveito para unir duas paixões: correr e conhecer novos lugares. Já tinha vindo aqui em Itaboraí, mas não sabia que tinha essa praça histórica tão bonita e rica culturamente”, contou Leci Andrade, de 65 anos, moradora de Duque de Caxias que veio correr acompanhada de amigos.

Faltando menos de 100 km de prova para o ultramarotonista Cleberton Souza completar a meta do DSI, ainda dá tempo de participar do evento. A programação deste sábado tem feira Top Fashion rolando até às 23h. E domingo (12/09), no encerramento do desafio tem passeio ciclistico, aulão de crossfit, feira Top Fashion, apresentação de teatro e dança.

“Itaboraí abraçou o DSI. o apoio do 35º BPM de trazer a sua tradicional corrida para dentro da programação do evento mostra o quanto a cidade está unida em prol dos que mais precisam. Convido a toda população da cidade para participar do DSI, que ainda tem muita programação rolando até o encerramento. Vem para praça”, convidou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Lenon Coutinho.


DSI

A ação solidária é uma iniciativa do ultramaratonista Cleberton Souza, que decidiu encerrar sua carreira com esse desafio em Itaboraí. Além do papel social, o atleta, que é empresário na cidade há 10 anos, correu 5.000 km em 55 dias na maior prova de corrida do planeta.

O objetivo do desafio é arrecadar alimentos e distribuir para as famílias em vulnerabilidade social, clínicas de reabilitação e projetos sociais com crianças e idosos. Ao todo, serão cinco esteiras e cinco rolos para bicicletas disponibilizadas na Praça Marechal Floriano Peixoto, durante os dias do evento, para atingir a marca de 1001 km, com os inscritos revezando de 8h às 23h.

Programação DSI - Domingo – 12/09

7h – Passeio ciclístico
8h – Aulão de crossfit
9h – Encontro de carros antigos de Itaboraí
9h – Tenda da Saúde – Palestra: Saúde Mental, Setembro Amarelo
9h às 17h - Feira Top Fashion
9h _as 17h – Exposição “Estúpido Cupido”
10h – Apresentação de dança
11h – Encerramento DSI
15H – Apresentação de teatro