O ‘CRAS itinerante’ estacionou no distrito de Manilha

Projeto ficará no local até sexta-feira (17/09), de 9h às 16h - Foto: Divulgação

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ‘CRAS itinerante’ estacionou no distrito de Manilha e iniciou, nesta terça-feira (14/09), o atendimento à população na quadra da Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas. Iniciativa da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), o projeto ficará no local até sexta-feira (17/09), de 9h às 16h. Na próxima semana, o programa será levado para Agro Brasil.

O objetivo da ação é realizar o cadastro, recadastro, atualização cadastral e desbloqueio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para a população, além de oferecer pronto atendimento técnico de plantão. De acordo com a gestora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Karine Tavares, é a partir do Número de Identificação Social (NIS) que essas famílias podem ser incluídas em programas sociais.

“O Cadastro Único é a principal porta de entrada para diversos programas sociais importantes, como o Bolsa Família. Com o CRAS itinerante, a secretaria consegue levar os serviços já oferecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social para mais perto da população”, explicou a gestora.

No local, além do cadastramento das famílias, também estão sendo oferecidas oficinas de violão, tranças e pintura infantil. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo, participou da abertura da ação, junto com vereadores. Somente no primeiro dia de atuação em Manilha, 138 atendimentos foram registrados. O projeto também conta com apoio de profissionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Programa Criança Feliz.

Agenda do CRAS Itinerante

Agro Brasil
Datas: 21 a 24 de setembro
Local: Escola Municipal Amélia Guimarães Fernandes
RJ-116, km 9,5 — Agro Brasil.

Jardim Itambi
Datas: 27 a 30 de setembro
Local: Escola Municipal Sidnei da Silva
Rua XIV, lote 19 — Jardim Itambi