Câmera flagra abandono de cães em rua de Itaboraí

Além de cadela, oito filhotes foram largados em uma caixa - Foto: Alex Ramos

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Câmeras de segurança de um condomínio em Itaboraí flagraram o momento em que uma mulher abandona uma cadela com mais oito filhotes em uma rua, na noite do último domingo (20).

De acordo com moradores da região, dos oito filhotes deixados no local, dois já foram pegos por pessoas que passaram pela rua, mas a cadela, fugiu.

O caso aconteceu na rua Zileia Nesia Furtado, e de acordo com as imagens disponibilizadas via rede social, é possível ver o momento em que uma mulher para um veículo e retira os animais em uma caixa. Em seguida, ela vai até o portão de um estabelecimento próximo e abandona os animais por volta das 20h40. Não havia ninguém no momento da ação.

Segundo funcionários do local, a cadela foi amarrada em um pedaço de madeira, mas se soltou e fugiu na madrugada desta terça (22).

“Eles estavam na chuva, aí a gente improvisou uma casinha. Os moradores também vêm aqui e colocam água e comida”, relataram.

Moradora do condomínio, Zuleica Almeida lamentou o ocorrido e conta que foi a primeira vez que viu a situação.

Um funcionário do condomínio que captou o flagrante do abandono afirmou que tenta buscar através das imagens a placa do veículo para identificar a autora do crime.

Prática gera pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

Os filhotes estão sobrevivendo com o auxílio dos moradores e dos funcionários da região. Organizações não governamentais (ONGs) de resgate de animais foram procuradas, mas informaram que não poderiam realizar o resgate por conta de espaço nos abrigos.

Quem tiver interesse em adotar os filhotes deve ir até a Rua Zileia Nesia Furtado, que fica localizada próximo ao McDonald’s, em Itaboraí.

Procurada, a Prefeitura de Itaboraí respondeu que maus-tratos de animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98 e ressaltou que as denúnicas podem ser encaminhadas à Polícia Militar (190), Polícia Civil (71ª DP), ao Disque Denúncia (21 2253-1177) ou à Guarda Municipal de Itaboraí (153), que as informações relativas à proteção ambiental serão encaminhadas para o GEPAM.

A Polícia Civil informou que tomou conhecimento através das imagens e que vai investigar o caso, mas que não houve registros na delegacia de Itaboraí (71ª DP).

Outros casos

Esse é o terceiro caso de maus-tratos a animais dentro de dois meses. Em janeiro, foi registrado o abandono de dois cães em plena via pública no bairro do Rio Comprido, na Zona Norte do Rio.

Em fevereiro, um cachorro acabou morrendo após sofrer uma agressão de um homem, no bairro do Alcântara, em São Gonçalo. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que informou que possui apenas o primeiro nome do acusado e que ele ainda não se apresentou na delegacia.

Maus-tratos

De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. A prática gera pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

Dentre as condutas que podem se configurar como crimes estão: abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.