Prefeito, vice e vereadores tomam posse em sessão online em Maricá

A sessão foi a primeira da história a acontecer online - Foto: Divulgação

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi realizada, nesta sexta-feira (1), a primeira Sessão Solene de Posse por meio de videoconferência da história de Maricá. No ato, foram empossados os 17 vereadores eleitos nas eleições 2020, além do prefeito, Fabiano Horta e do vice-prefeito, Diego Zeidan. A sessão ocorreu por videoconferência em virtude da pandemia do coronavírus.

Depois de prestar o juramento de posse, Fabiano Horta definiu entre as metas de sua nova gestão à frente da Prefeitura de Maricá estão a ampliação da rede de água e esgoto no município, o avanço na urbanização, ampliar as redes de educação, saúde e assistência social, além do enfrentamento da pandemia da Covid-19, na cidade.

“A água e o esgoto serão, para nós, um objetivo central e é o desafio maior que eu estabeleci nessa segunda etapa de governo. Concluir o início objetivo de um ciclo que traga essa garantia para Maricá.”, afirmou.

Ainda durante o seu discurso, Fabiano Horta reafirmou o compromisso de colocar o município como ente indutor e regulador da atração das atividades produtivas de economia solidária para Maricá.

“Queremos uma cidade que formalize e que traga a capacidade da reindustrialização, das pontas tecnológicas e das empresas que aqui podem se instalar. Temos caminhado e vamos acelerar muito a caminhada de um município que tenha nas atividades produtivas geradoras de trabalho, emprego, renda, qualificação, pesquisa e, acima de tudo, a colocação do ser humano e da formação humana como objetivo central do nosso segundo governo”, disse.

Fabiano Horta fez um apelo para que a população compreenda esse momento de cuidado no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, principalmente nos primeiros dias de janeiro, quando a cidade recebe vários turistas, para que as pessoas entendam a importância da manutenção dos cuidados até que a vida possa voltar ao normal.

“Esse é um desafio do Executivo Municipal, é sem dúvida nenhuma um desafio do Legislativo para que consigamos transpor esse tempo, que tenhamos um 2021 de muita alegria, muito sucesso e que Maricá continue se afirmando como uma cidade igualitária e que inclui as pessoas”, afirmou.

O vice-prefeito Diego Zeidan comentou sobre o desafio de construir um novo ciclo econômico pós-royalties. “Que possamos com todo o nosso povo, com a capacidade de nossa população de construir meios econômicos para que a nossa cidade continue crescendo. Vai ser um desafio. Queremos contar com mais participação popular no governo e construir ferramentas em que povo possa opinar e participar diariamente”, concluiu.

Fabiano Horta foi reeleito na cidade com 88% dos votos logo no primeiro turno, conseguindo adentrar um patamar que poucos prefeitos do estado do Rio já conseguiram. Em sua primeira gestão, Horta ealizou grandes avanços em diversas áreas de Maricá.

Foram empossados os seguintes vereadores: Aldair de Linda, André Casquinha, Helter Ferreira, Marcus Bambam, Xandi de Bambuí, Felipe Bittencourt, Tatai, Jorge Castor, Dr. Richard, Hadesh, Frank Costa, Júlio Carolino, Bubute, Danilo Santos, Robson Dutra, Ricardinho Netuno, Adelso Pereira, além do prefeito Fabiano Horta, e o vice-prefeito, Diego Zeidan.

Durante o ato, os empossados prometeram desempenhar com lealdade o mandato respeitando a Constituição Federal, Estadual e a Lei Orgânica do município.

Eleição da Mesa Diretora - Além da posse, também foi definida quem comporá a mesa diretora durante o biênio 2021-2022. Foi eleito para a presidência o vereador, Aldair de Linda; para a vice-presidência, Frank Costa; como primeiro-secretário, Marcus Bambam e como segundo-secretário, Bubute. Todos os vereadores votaram favorável aos candidatos.