Vacina contra covid-19 chega à aldeia indígena em Maricá

Índios da aldeia Mata Verde Bonita, em Maricá, começaram a ser vacinados contra a covid-19 - Foto: Marcos Fabrício / Prefeitura de Maricá

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A vacina contra covid-19 chegou nesta terça-feira à aldeia indígena Mata Verde Bonita, em Maricá, horas depois do ato simbólico onde sete representantes da rede Municipal de Saúde receberam a 1ª dose da CoronaVac.

Três integrantes da aldeia, em São José de Imbassaí, receberam as primeiras doses que continuam a ser aplicadas, totalizando 44 indígenas imunizados. Os índios receberam os agentes utilizando pinturas corporais, as mesmas que usam em dias de celebração.

A pajé Lidia Nunes, de 92 anos, recebeu a primeira aplicação. Antes dela, a enfermeira Rosane das Neves, que atua na unidade de Saúde da aldeia, recebeu sua dose num ato que transmitiu confiança aos índios.

“Será uma libertação para nós e para eles, que ficaram tanto tempo sem qualquer contato com o mundo exterior, mas é preciso ter a consciência de que não acaba aqui. É preciso manter os cuidados, que incluem o uso da máscara”, frisou Rosane ao lado da pajé. “Fico feliz e emocionada de participar de algo novo para nós. Desejo que Ianderu (Deus) continue dando sabedoria a todos para continuar”, declarou Lídia, que celebrou com um cântico na língua tupi.