Secretaria de Serviços Públicos promove ações de manutenção de vias urbanas

Nas próximas semanas, as equipes das secretarias continuarão executando atividades de reparos e manutenção em diversos bairros - Foto: Divulgação

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Desde o início do mês, as equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos (SEMSERP) e de Obras realizam em caráter de urgência diversas ações de varrição, recolhimento de entulho, roçada, pinturas de meio-fio, poda de árvores, reparos em pontos de ônibus e patrolamento por vários bairros de Itaboraí. Após encontrar a cidade sem contratos e quadro pessoal necessário para realizar serviços públicos de manutenção, o prefeito Marcelo Delaroli esclarece que essas ações das secretarias junto com o ‘Mutirão Voluntário da Transformação’ são primordiais para Itaboraí.

“Assumimos a Prefeitura sem termos contratos valendo para realizar os serviços de varrição e manutenção de maquinário. Mas nós temos o compromisso de manter esses serviços. Estamos na rua mesmo assim, e até peço ajuda da população para conseguirmos fazer esse ‘Choque de Ordem’ e colabore com as ações”, pediu Marcelo Delaroli.

Diariamente, cerca de 300 funcionários das secretarias divididos por equipes em dois turnos atendem os bairros com os chamados mais urgentes. Em Manilha, as atividades iniciaram pela Av. Milton Rodrigues seguindo pelas paralelas. Em Apollo, os trabalhos começaram pela Av. Afonso Salles avançando pelas ruas internas do bairro. Contando com apoio de um caminhão caçamba, essas ações recolheram cerca de seis toneladas de resíduos por dia.

Já ao longo da Avenida 22 de Maio, contando com o apoio do caminhão com cesto aéreo, equipes de trabalho em altura realizaram podas, reparos de iluminação, execução de passeio, reparos em rampas de acessibilidade e outros serviços.

Em Alto do Jacu, no distrito de Sambaetiba, uma equipe de Saneamento finalizou a troca de rede da manilha na Estrada M. Nessa ação uma retroescavadeira foi usada para resolver o problema de entupimento e evitar as enchentes causadas pelas fortes chuvas de verão, além da limpeza do canal.

Outro local que recebeu a intervenção da Prefeitura foram os bairros de Nancilândia, São Joaquim e Granjas Cabuçu. Em Nancilândia, a operação tapa buraco seguiu pelas ruas principais do bairro. Já em São Joaquim e Granjas Cabuçu as ruas receberam o serviço de patrolamento.

Nas próximas semanas, as equipes das secretarias continuarão executando atividades de reparos e manutenção em diversos bairros. As medidas fazem parte do esforço da Prefeitura de Itaboraí para que a população não sofra paralisação dos serviços públicos essenciais.

“Estamos ao lado da população. Atendendo o pedido dos moradores da estrada do Chalet (Manilha) realizaremos serviços de patrolagem, roçado e manutenção do meio-fio. São medidas paliativas enquanto não iniciamos as operações de pavimentação que dependem da contratação da nova empresa. Os moradores não podem ficar esperando as questões burocráticas, vamos agir e minimizar o problema”, declarou o secretário de Serviços Públicos, Márcio Peçanha.

4º Mutirão Voluntário da Transformação – Neste sábado (30), acontece o 4º Mutirão Voluntário da Transformação, das 8h às 13h, nos bairros de Nova Cidade e Vale do Sol. Em Nova Cidade, o ponto de partida será na entrada principal do bairro e vai contar com os serviços de varrição, tapa buraco, limpeza e reparo de iluminação pública. Já em Vale do Sol, o mutirão vai contar com a reforma do Posto de Saúde, patrolamento das ruas ao entorno, roçada e retirada de entulhos. O encontro será em frente ao mesmo posto de saúde.

O ‘Mutirão Voluntário da Transformação’ é uma iniciativa idealizada pelo prefeito Marcelo Delaroli que após constatar, assim que tomou posse, que a cidade estava sem contratos de serviços públicos e a população poderia sofrer com a paralisação das atividades organizou todo o staff da Prefeitura junto com voluntários para colocarem a mão na massa e trabalhar pelo bem coletivo. A ação já passou pelas regiões de Manilha, Venda das Pedras, Apollo, Centro e trechos da Avenida 22 de Maio.