Maricá comemora 208 anos com extensa programação esta semana

Prefeitura promove mais de 30 atrações musicais até domingo - Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá comemora seu aniversário de 208 anos nesta quinta-feira (26) com a campanha “Cidade que Abraça” e celebra a data com uma série de ações, que visam gerar oportunidades e desenvolvimento ao município nas áreas de educação, meio ambiente, economia e tecnologia. A programação cultural será extensa com mais de 30 shows de artistas locais em quatro palcos montados na orla de Araçatiba, Itaipuaçu, Ponta Negra e São José do Imbassaí entre os dias 26 e 29 de maio. A atração principal é a cantora Vanessa Mata, que se apresenta em Araçatiba a partir das 22h de quinta (26).

A campanha “Cidade que Abraça” – veiculada na mídia e nos principais canais de divulgação da Prefeitura – foi pensada com base na capacidade de acolhimento do município de abraçar as causas sociais, o desenvolvimento e a sustentabilidade, para chegar mais perto das pessoas. A mensagem destaca o exemplo de cidade para seus moradores, porque Maricá é a capital da inclusão social, das políticas agroecológicas, do acesso ao ensino universitário, da moeda social, do transporte público gratuito.

"É importante lembrar que toda a nossa política de governo é voltada para dar dignidade ao povo maricaense, abraçando cada pessoa em sua diversidade. Isso tem a ver com comida na mesa, moradia, educação, saúde, segurança e dinheiro no bolso. Não é à toa que batemos todos os meses recordes de criação de vagas de empregos formais. Sem fome e com educação e trabalho que nós vamos desenvolver nossa sociedade, movendo as pessoas para fazer o seu melhor", disse o prefeito Fabiano Horta.

 

Biotecnologia

Nesta quarta-feira (25/05), a Prefeitura lança a Biotec Maricá, empresa de biotecnologia que vai transformar produtos naturais em sustentáveis. Serão plantas, medicamentos e cosméticos sem qualquer tipo de aditivo químico e produtos agrícolas, que serão transformados em alimentos saudáveis usando tecnologia de produção orgânica. A Biotec nasce com duas entregas expressivas: a criação de camarões para consumo local/exportação e a farmacopeia – laboratórios para criação de medicamentos a partir de plantas medicinais, que começam a ser construídos no segundo semestre deste ano.

Na quinta-feira (26/05), serão inaugurados os laboratórios de análises do projeto Aequor, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, para monitoramento ambiental de rios e lagoas de Maricá. Nas instalações do Projeto Aequor serão feitas análises da água, sedimentos e fauna dos corpos hídricos da cidade (lagoas, rios e canais). A iniciativa pioneira consiste no uso de micro-organismos para o tratamento de esgoto, implantado na cidade em 2021.

Também na quinta-feira haverá a apresentação do ônibus híbrido, projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Prefeitura de Maricá. O protótipo elétrico-etanol fará o “rolezinho da sustentabilidade” circulando pela cidade. O ônibus ficará até domingo (29/05), das 14h às 17h, na rodoviária de Maricá, para visitação e explicação técnica com a equipe da UFRJ sobre os benefícios do transporte sustentável que vai substituir a frota dos Vermelhinhos Tarifa Zero.

Ações de desenvolvimento

A Prefeitura lançou ainda um pacote de estímulo à inovação social e ao desenvolvimento de ciência e tecnologia, que inclui incubadora de startups e arranjos produtivos de ciência médica, alimentação e cultura. Novas tecnologias implementadas nas escolas da rede municipal de ensino foram apresentadas, e todos os professores passarão a utilizar lousas digitais e os alunos, do 4º ao 9º ano, ganharão tablets com acesso à internet. Foi firmada uma parceria com o Sebrae para oferecer cursos para empreendedores da cidade. O economista e palestrante Eduardo Moreira foi convidado para falar com os empresários maricaenses sobre "Desafios das Microempresas no Brasil", no Cine Henfil.

Dia de celebração

No dia do aniversário da cidade, quinta-feira (26), a celebração dos 208 anos começa com o hasteamento da bandeira às 8h em frente à sede da Prefeitura de Maricá, seguida de missa às 9h, na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, no Centro. A sessão solene da Câmara Municipal será realizada às 18h, com a entrega de títulos de cidadão maricaense, no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro.

A Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, contará com programação esportiva e recreativa a partir das 12h com a Caravana Mais Esporte e diversos serviços voltados para a população. A final da Taça da Cidade de Maricá de futebol acontece às 15h, no campo de Cordeirinho. A programação cultural contará com shows a partir das 19h em quatro pontos da cidade: Araçatiba, Itaipuaçu, Ponta Negra e São José do Imbassaí, entre os dias 26 e 29 de maio. A atração principal será a cantora Vanessa da Mata em um palco montado na lagoa de Araçatiba, com abertura e apresentação do ex-BBB Arthur Picoli.

 

Programação musical

 

26 de maio (quinta-feira):

 

Araçatiba:

19h – Bruna Mandz

21h – Sinfônica Ambulante

22h – Vanessa da Matta

 

Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu:

19h – Jeff

21h – Léo Lima

 

Ponta Negra:

19h – Jô Borges

21h – Rickson Maioli

 

São José do Imbassaí:

19h – Baby do Cavaco

21h – Richard Vianna

 

27 de maio (sexta-feira):

Araçatiba:

19h – Rose Lima

21h – Sinfônica Ambulante

22h - Mariana Cunha

 

Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu:

19h – Rafael Caçula

21h – Richard Vianna

 

Ponta Negra:

19h – Oh sorte

21h – Comichão

 

São José do Imbassaí:

19h – Roahn Victor

21h – Rickson Maioli

 

28 de maio (sábado)

Araçatiba:

19h – Jorginho Doug

21h – Rickson Maioli

 

Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu:

19h – Thunder Rock

21h – Comichão

 

Ponta Negra:

19h – Betinho Bahia e Ismayer

21h – Richard Vinna

 

São José do Imbassaí:

19h – Givan e Junior

21h – Léo Lima

 

29 de maio (domingo):

 

Araçatiba:

19h – Tá tudo em casa

21h – Richard Vianna

 

Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu:

19h – Thiago Dantas

21h – Rickson Maioli

 

Ponta Negra:

19h – Raquel Fonseca

21h – Léo Lima

 

São José do Imbassaí:

19h – Moniquinha Angelo

21h – Comichão