Maricá é reconhecida em podcast sobre desenvolvimento sustentável

Presidente da Codemar, Olavo Noleto falou sobre iniciativas da prefeitura para transformar a cidade a partir de projetos bem estruturados - Foto: Evelen Gouvêa/Prefeitura de Maricá

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, foi o entrevistado da edição 75 do podcast O beabá da Sustentabilidade, no qual falou sobre as iniciativas em curso em Maricá que visam um futuro mais sustentável e inclusivo. O episódio do podcast – voltado à discussão de temas de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente – foi lançado nesta quarta-feira (06/07), com o tema "Sustentabilidade na Gestão Pública" e está disponível nas principais plataformas de streaming.

Logo no início de sua participação, ao falar sobre o aproveitamento dos recursos oriundos da exploração do petróleo para trilhar um caminho mais sustentável e transformar cidades em exemplos de iniciativas verdes, Noleto deixa claro que o desenvolvimento sustentável é uma estrada de grande extensão e aponta o diferencial de Maricá, de adoção de uma agenda clara de inclusão social, destacando que um programa como o transporte de tarifa zero da cidade, por exemplo, dialoga com o tema da sustentabilidade em um país onde milhões de pessoas não têm dinheiro sequer para a passagem de ônibus.

"Na nossa visão, ainda estamos longe de ser uma cidade sustentável. Por mais que tenhamos um horizonte de longo prazo, estamos no início da caminhada e, na gestão pública, a transparência é fundamental: há projetos fantásticos, mas ainda temos muito a fazer e temos as dificuldades que toda cidade brasileira tem no trato da coisa pública, no compromisso da sociedade com o tema, que tem uma agenda muito extensa", afirmou.

O gestor também explica o papel exercido pela Codemar – uma empresa pública de economia mista – na promoção do desenvolvimento maricaense, elaborando projetos estratégicos e fazendo a interface com diversas áreas da administração municipal: "A empresa tem ligações com economia solidária, turismo, sustentabilidade, cultura, óleo & gás, entre outras áreas. E consegue firmar contratos mais rapidamente que a administração direta, então os projetos com uma pegada desenvolvimentista e de qualidade de vida cabem no escopo da Codemar, num fluxo mais rápido, mas sempre dentro da legislação", esclareceu.

Olavo também apresentou alguns dos projetos tocados pela companhia, como o Lagoa Viva – de monitoramento da qualidade das águas nos corpos hídricos de Maricá, com produção de insumos biológicos para o tratamento de esgoto – e o investimento na produção de energia solar, que, de acordo com o presidente da Codemar, mira na transformação da cidade na primeira do Brasil a ter uma matriz energética 100% limpa.