Maricá terá aplicativo Taxi.Rio

Plataforma para solicitação de motoristas de táxi vai aceitar a moeda social Mumbuca como uma das formas de pagamento na cidade - Foto: Evelen Gouvêa/Prefeitura de Maricá

Maricá
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, assinou na sexta-feira (87), no auditório do Banco Mumbuca, o termo de cooperação técnica com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para uso do aplicativo Taxi.Rio, plataforma que vai beneficiar 464 taxistas e reformular a gestão do serviço de transporte na cidade. A iniciativa é fruto da parceria entre as prefeituras, por meio da Secretaria de Transportes e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e a IplanRio, empresa municipal de Informática.

“Sou grato por tirar esse projeto do papel, que vai melhorar a vida do taxista de Maricá. A cidade vai ter uma dinâmica que faça os taxistas trabalharem mais. Esse aplicativo é um elemento de integração importante. Agradeço a você, Eduardo, por referenciar políticas públicas e interagir com as cidades no entorno do Rio. Maricá será sempre a mais carioca das cidades”, comemora Horta.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, não deixou de enaltecer Maricá, como um ponto fora da curva na história de um estado cheio de fracassos, além de mencionar que diversos municípios tiveram a oportunidade de fazer a diferença com o dinheiro do petróleo, mas que nota-se uma péssima utilização desses recursos: inchaço da máquina, política fiscal equivocada e nenhum benefício para a população.

“Outra marca da cidade é a preocupação em reduzir a desigualdade. É um sem fim de políticas públicas que gostaríamos de ver em todo o Brasil, que busca cumprir com o papel do poder público. A era da digitalização traz benefícios, não podemos lutar contra isso, mas é importante que esses benefícios não se concentrem nas mãos de poucos. O Táxi Rio é uma tentativa de distribuir melhor esses ganhos, sem que o trabalhador seja explorado como acontece com os outros aplicativos. Estar aqui hoje é reconhecer que Maricá tem muitos exemplos a dar, e esse aplicativo que chega aqui é de certa forma inspirado no exemplo da cidade”, elogiou Paes.

Integração entre taxistas em toda a região metropolitana

Desenvolvido integralmente pela IplanRio, representado pelo presidente Claudio Fonseca, o aplicativo Taxi.Rio é uma ferramenta de comunicação instantânea que promoverá a integração entre os taxistas cadastrados na cidade para atender moradores, visitantes e turistas de forma rápida e mais segura. O serviço será regulamentado pela Secretaria de Transportes de Maricá e a forma de pagamento será por meio de dinheiro, cartões de crédito e débito, Pix, Mercado Pago e também aceitará a moeda social Mumbuca.

Vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan explicou que o governo já vinha tentando trazer o aplicativo para a cidade, mas na administração anterior do Rio não conseguiram. “Só com você, Eduardo, é que avançamos. A chegada desse aplicativo é parte do processo que foca na economia criativa e solidária, na qual inovamos sempre pensando nas pessoas”, afirmou Zeidan.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, reiterou que a cidade está à disposição para levar algumas das soluções criadas aqui em Maricá para o Rio. “Assim como trouxemos o Taxi.Rio para cá, o que é motivo de orgulho para nós, podemos colaborar. Queremos levar biotecnologia para tratar as lagoas do Rio e muitos outros projetos”, enfatizou.

O secretário de Transporte, Douglas Paiva, reiterou que o serviço surge para dar mais mobilidade ao usuário na cidade. “O que estamos celebrando hoje é a inserção dos taxistas da cidade numa plataforma de alta tecnologia, que poderá ser usada em toda a região metropolitana e é vantajoso também para o passageiro, que poderá ter descontos de até 40%”, afirmou Paiva.

Na próxima semana, os taxistas de Maricá já poderão comparecer na Secretaria de Transporte (Estrada do Caxito, s/nº, Caxito) para assinatura do termo de uso do aplicativo e treinamento na plataforma digital, que ficará em teste durante o mês de julho. O aplicativo estará disponível para a população baixar a partir do mês de agosto, quando está previsto o início do serviço em toda a cidade.

Como utilizar o serviço

Para utilizar o serviço, o usuário deverá baixar o aplicativo Taxi.Rio Cidades Maricá no celular. O taxímetro será ligado somente quando o passageiro embarcar no veículo e, no final da corrida, o taxista encerra o taxímetro e calculará o valor. A nova tecnologia permitirá ainda que o usuário escolha o motorista dentre aqueles mais bem avaliados pelos passageiros, sendo um diferencial para obter descontos, que variam entre 10 a 40%. Desta forma, se o taxímetro registrar R$ 10, e o taxista tiver optado em oferecer 40% de desconto, o passageiro pagará apenas R$ 6 pela corrida.

Secretário geral do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Lopes destacou as vantagens do aplicativo. “Para o usuário, ele consegue avaliar o taxista e isso é muito importante no resultado. Quando tem uma melhoria no atendimento, é possível trazer mais clientes e isso ajudará ao poder público na fiscalização. Para o motorista, o aplicativo otimiza o percurso, obtém economia de combustível e diminui o tempo de ociosidade dele no ponto”, enfatizou.