Durante viagem oficial a Cuba, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou uma parceria com o Ballet Nacional de Cuba, que prevê uma turnê do grupo por diversas capitais brasileiras a partir de fevereiro do próximo ano. Segundo ele, a estreia da turnê acontecerá em Maricá, na véspera do Carnaval de 2026.
De acordo com a publicação feita em suas redes sociais, a iniciativa será coordenada pela nova Empresa de Turismo e Cultura de Maricá, que terá como presidente o ator e gestor cultural Antônio Grassi. A ideia, segundo Quaquá, é transformar a cidade em um polo de referência na dança clássica, com a construção de uma sede oficial do Ballet de Cuba no município — projeto que, segundo ele, contará com a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer.
Mesmo antes da inauguração da sede, já estão previstos intercâmbios entre artistas cubanos e brasileiros. Jovens talentos da cidade devem ser enviados à Ilha para uma imersão na escola cubana.
O projeto integra uma série de ações de “ativação cultural de Cuba no Brasil”, que incluem também atividades no Camarote Favela e no Sambódromo da Sapucaí, durante o carnaval do Rio.
Esta é a quarta viagem internacional de Quaquá desde o início do mandato, há apenas cinco meses, o que tem gerado questionamentos sobre prioridades administrativas em uma cidade que ainda enfrenta desafios como a falta de médicos em postos de saúde, buracos em vias urbanas e carência de saneamento básico.
Embora a proposta cultural tenha potencial de atrair investimentos e projeção para o município, ainda não foram divulgados os custos da iniciativa, nem o cronograma oficial para a construção da sede do Ballet em Maricá.
Quaquá fecha parceria com o Balé Nacional de Cuba em visita à ilha
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura