Divulgação/SERAI

Maricá conquista investimentos para a Saúde pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento

Por Denise Emanuele Paz Carvalho

Maricá foi selecionada no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, com um pacote de investimentos que vai fortalecer o sistema público de saúde municipal. Os avanços são resultado direto da atuação da Secretaria de Representação e Articulação Institucional (SERAI) junto ao governo federal.
Entre as conquistas estão a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), 10 kits de equipamentos para UBSs já existentes, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e 11 kits destinados ao atendimento remoto por teleconsulta.
“Essas conquistas são resultado de um trabalho técnico e político consistente em Brasília. A nova UBS, os equipamentos e ambulâncias vão reforçar a rede pública e garantir um atendimento mais ágil, humano e eficiente para a população de Maricá. Seguimos articulando para que a cidade esteja cada vez mais integrada às políticas nacionais de desenvolvimento”, declarou Ivana Moura, secretária de Representação e Articulação Institucional (SERAI).
Articulação com o governo federal
A Prefeitura de Maricá, por meio da SERAI, vem fortalecendo parcerias com o governo federal para impulsionar o desenvolvimento do município. Ainda na área da saúde, estão em curso ações com o Ministério da Saúde para ampliar o Programa Mais Médicos, aderir ao Médico Especialista e firmar cooperação com Cuba no enfrentamento da diabetes e doenças crônicas, incluindo um intercâmbio técnico-científico.
Porto de Maricá ganha protagonismo em agendas em Brasília
O Porto de Maricá foi o principal tema levado pelo prefeito Washington Quaquá a Brasília durante uma série de encontros com autoridades do Governo Federal nesta semana. O empreendimento, considerado estratégico para a economia fluminense e nacional, foi apresentado como prioridade nas reuniões articuladas pela Secretaria de Representação e Articulação Institucional (SERAI).
Durante encontro com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Quaquá detalhou o avanço das obras e reforçou a importância do complexo para a logística de distribuição de petróleo extraído da costa de Maricá, que será refinado no Complexo de Energias Boaventura (antigo Comperj), em Itaboraí.
“Em apenas três anos, o primeiro navio gaseiro vai atracar no Porto de Maricá. O complexo será um eixo fundamental para a exportação de energia, atração de investimentos e geração de empregos. Vamos estabelecer uma zona de processamento e exportações, conectando a cidade aos principais mercados do mundo”, afirmou o prefeito.