Aluna da UFF é a primeira mulher a vencer o FameLab

Aluna da UFF é a primeira mulher a vencer o FameLab - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Gabriela Ramos Leal, mestre e doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária da UFF, foi a vencedora do Famelab Brasil 2020, uma das maiores competições de comunicação científica do mundo. O objetivo do evento é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral. Na prática, o desafio da disputa é explicar um conceito científico em três minutos para um público leigo, levando em consideração os três C’s avaliados: conteúdo, clareza e carisma.

O evento, em sua quarta edição no país, conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O resultado da competição foi comemorado pela vencedora: “No top três eu fiquei entre uma engenheira e um neurocientista. Foi a primeira vez que uma mulher venceu o FameLab e que a Medicina Veterinária venceu também”, ressaltou Gabriela, que em novembro representará os cientistas brasileiros na disputa internacional.
Além da aluna, o doutorando do Programa de Alimentos da Faculdade de Medicina Veterinária, Túlio José de Freitas Goes, também representou a UFF na etapa brasileira do evento, ficando entre os 30 cientistas semifinalistas.

O Famelab Brasil 2020 teve a cobertura da TV Cultura e vai ao ar dia 15 de novembro, às 15h.