Aulas de piano com um dos ícones da música no Brasil

Renomado artista, considerado um dos maiores pianistas do Brasil, veio morar em Niterói e dar aulas no Conservatório de Música da cidade, ministrando tanto cursos on-line quanto presenciais - Foto: Antônio Cruz/Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

João Carlos Assis Brasil, considerado como um dos maiores pianistas do Brasil, se mudou para Niterói e está lecionando aulas de piano no Conservatório de Música de Niterói (CMN), no Centro. O pianista adianta que os alunos poderão optar por aulas on-line ou presenciais.

"As aulas estão sendo presenciais ou remotas, como o aluno preferir. Eu estou ensinando piano clássico, música clássica, música popular e jazz também e fazendo, para quem quiser, repertório com cantores", explica Assis Brasil, que ainda acrescenta.

"Esse repertório que faço com cantores é muito interessante, porque as pessoas que cantam, precisam de uma orientação e aí eu vejo que estilo é melhor pra eles cantarem e acompanho quando cantam. Dou muitas ideias musicais, isso abrange muita coisa e eles fazem muito progresso com esse tipo de aula".

Segundo o maestro, as aulas no Conservatório iniciaram em agosto, antes mesmo da mudança, mas todas de maneira remota. Agora, morando na cidade e com interesse de outras pessoas pelas aulas, pretende deixar a cargo do aluno a modalidade que será ensinado.

O curso de formação contará com dois tipos de turmas: as de performance (instrumento ou canto), que são feitas individualmente, seja de forma remota ou presencial e as turmas teóricas, que serão aproximadamente 20 alunos on-line e cinco presenciais. Ainda há os conjuntos, que terão aulas somente remotas em grupos de até cinco pessoas.

De acordo com Nerisa Aldrighi, diretora de Ensino do CMN, as próximas turmas iniciam no dia 16 de novembro e as inscrições seguem abertas. Para Nerisa, ter João Carlos como professor da instituição engrandece a equipe.

"O professor João Carlos é o novo integrante da nossa equipe. Ele veio para engrandecer nosso Conservatório, com sua expertise mais do que renomada. Ele será professor no curso de Formação desta nova turma, nas aulas de piano. O Assis Brasil é um ícone do piano. Um músico com uma formação sólida, uma carreira internacional na música erudita e que sabe aliar toda essa técnica à música popular, com requinte e bossa. Toda essa experiência ele passa na sua metodologia de ensino. Enfatizo que também oferecemos aulas no Curso Livre, onde o aluno pode praticar somente o instrumento. Neste o Assis Brasil já está lecionando há um mês, desde que veio morar em Niterói", diz.

Mudança para Niterói - Ex-morador da Tijuca, o musicista agora vive no bairro Fonseca, para onde se mudou no final de setembro. Para ele, além da cidade ser moradia de muitos amigos, também é um lugar agradável.

"Acho Niterói uma cidade muito simpática e também tenho muitos amigos aqui, então quis variar um pouco e estou gostando imensamente", conta o músico, que também já tem planos para a sua vida pós-pandemia em Niterói.

"Tenho muitos planos, gravação de disco, talvez dois discos, muitos shows, muitos concertos".n