Começo de votação tranquilo no Centro de Niterói

Vale lembrar que o horário entre 7h e 10h é prioritário para idosos - Foto: Marcelo Feitosa

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As primeiras horas de votação tem movimento tranquilo, no Centro de Niterói. Até 8h30, a Zona Eleitoral que funciona no Colégio Estadual Raul Vidal não tinha registro de filas.

"Até o momento não tivemos nenhum problema, tudo tranquilo. Embora o TRE tenha dado as máscaras face shield, incomoda bastante e a gente não consegue se comunicar bem. A retirada da biometria ajudou bastante, a gente perdia muito tempo. Até o momento tem fluido bem, bastante tranquilo", afirmou Daniel Siqueira, presidente da seção 339.

De acordo com Daniel, o tempo em média para cada pessoa votar é de aproximadamente 10 minutos , levado em conta todo o processo, de chegar até sair da seção. Nisso está incluso a higienização das mãos, coleta de dados e o voto em si.

A Zona também não havia registrado, na primeira 1h30 de votação, problemas em urnas eletrônicas.

Prioridade para idosos

Cabe ressaltar que o horário entre 7h e 10h é prioritário para idosos, considerados grupo de risco para o novo coronavírus. Eles eram maioria na zona localizada no centro da cidade.

Entretanto, a mudança de algumas seções causa confusão a eleitores dessa faixa etária. Ainda assim, os idosos presentes fazem questão de ressaltar a necessidade do voto. Vale lembrar que o voto é facultativo àqueles com mais de 70 anos.

"Fui em vários lugares até conseguir votar mas pelo menos consegui. Eu estou querendo ajudar meus candidatos. Para mim está tudo certo, não tinha mais nem idade de votar, mas quero votar até os 100 anos, só vou parar de votar quando Jesus me levar", disse Reginaldo Ferreira, aposentado, de 84 anos.