Axel Grael é eleito prefeito de Niterói no primeiro turno

Axel e Rodrigo comemoram na Miguel de Frias com familiares e apoiadores - Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Axel Grael (PDT) foi eleito, em primeiro turno, o novo prefeito de Niterói com 151.846 votos, o que representa 62,56% dos votos válidos. O vice-prefeito será o atual vereador Paulo Bagueira (SDD). É a primeira eleição decidida sem segundo turno na cidade desde 2008, quando Jorge Roberto Silveira, também do PDT, conseguiu se eleger com 60,8% dos votos.

A ascensão de Grael, cujo padrinho político é Rodrigo Neves, ao principal cargo do Poder Executivo Municipal garante também a continuidade do atual governo. Vale lembrar que o agora prefeito-eleito foi vice-prefeito de Neves (2013-2016) e, no segundo mandato do atual prefeito, secretário de Planejamento.

“É com muita alegria, emoção e orgulho que recebo a notícia da nossa vitória no primeiro turno para a Prefeitura de Niterói. Essa não é uma vitória de um indivíduo, mas de um projeto sólido iniciado pelo prefeito Rodrigo Neves, que transformou nossa cidade, resgatando sua autoestima e tirando do papel conquistas históricas. Agora vamos avançar ainda mais, fazendo de Niterói um lugar cada vez melhor pra viver e ser feliz. Muito obrigado”, afirmou Grael, por meio de suas redes sociais.

Tentando a Prefeitura pela terceira vez consecutiva, o deputado estadual Flávio Serafini (PSOL) ficou em segundo lugar, sua melhor posição desde sua primeira candidatura ao executivo. Entretanto, esta foi sua menor votação, com 9,82%. Em 2012 e 2016, Serafini ficou com 18,4% e 20,62%, respectivamente.

“Viemos agradecer às milhares de pessoas que depositaram a sua esperança em nossa candidatura! Agradeço à Josiane Peçanha pela parceria. Buscamos o tempo todo contribuir com o debate democrático e apontar caminhos que acreditamos fundamentais para que Niterói deixe de ser uma cidade tão desigual”, disse o candidato, em suas redes.

Após causar surpresa ao ser anunciado de última hora como candidato à prefeito, Allan Lyra (PTC) ficou com o terceiro lugar, muito próximo de Serafini, com 9,14% dos votos. Inicialmente, ele seria candidato à vereador, mas aceitou concorrer ao Executivo após convite de seu padrinho político, deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ).

“Aos meus queridos irmãos niteroienses, gostaria de agradecer por todos esses 45 dias de disputa eleitoral e pelos 22.834 votos. [...] desejo o melhor para todo o povo de Niterói, e que o Bom Deus possa abençoar essa cidade. Continuaremos trabalhando para a moralização da política, promovendo uma vida pública com princípios e valores baseados em Deus, Pátria e Família, e não a serviço de interesses pessoais”, disse Lyra.

Após chegar ao segundo turno nos dois pleitos anteriores, Felipe Peixoto (PSD) ficou apenas em quarto lugar, com 7,2% dos votos. Ele foi seguido por Juliana Benício (NOVO), com 6,53%; Deuler da Rocha (PSL), com 3,76%; Renata Esteves (PMB), com 0,33%; Tuninho Fares (DC), com 0,30%; e Sérgio Perdigão (PSTU), que teve 0.09% dos votos.