Grael fala sobre projetos para Niterói seguir com 'bons ventos'

O prefeito eleito de Niterói, Axel Grael, do PDT, agradeceu aos eleitores pela expressiva votação nas urnas e disse que está muito feliz e orgulhoso, com o sentimento de dever cumprido - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Eleito prefeito de Niterói em primeiro turno, após receber 151.846 votos no último domingo (15), Axel Grael (PDT), em entrevista a O FLUMINENSE, falou sobre os projetos que irá desenvolver na cidade, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, além de destacar a felicidade por ter recebido uma votação tão expressiva, sem esquecer de mencionar a aprovação da gestão de Rodrigo Neves, na qual teve participação como vice-prefeito e secretário Executivo e de Planejamento.

"É uma honra muito grande, fiquei muito feliz com esse resultado porque isso é coerente com o nível de aprovação que a gestão do prefeito Rodrigo Neves teve, com mais de 80%. As pessoas reconhecem que as entregas foram feitas e as expectativas foram alcançadas", orgulhou-se.

Coronavírus - Na Europa, a segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus já é realidade, e isto deixa o Brasil em sinal de alerta. Axel Grael reforça a necessidade de dar continuidade às políticas públicas adotadas por Niterói desde o começo da pandemia, além da manutenção dos atendimentos no Hospital Oceânico, arrendado pela Prefeitura para tratar exclusivamente pacientes com a covid-19. O prefeito eleito também informou que existe a possibilidade de manter a unidade em funcionamento.

"Niterói foi uma das primeiras cidades a identificar o coronavírus, a ter um óbito, mas reagiu muito bem com políticas públicas que, inclusive, foram reconhecidas internacionalmente. A cidade conseguiu manter um índice baixo de óbitos, menos da metade que a cidade do Rio de Janeiro, por exemplo. O Hospital Oceânico salvou mais de 500 vidas e será mantido enquanto for necessário. Há um estudo em desenvolvimento na Prefeitura para avaliar a possibilidade de manter o Hospital Oceânico em funcionamento", afirmou o prefeito eleito.

Grael também lembrou das medidas econômicas adotadas para auxiliar a população mais carente e também empreendedores durante o isolamento social. Cabe ressaltar que, nos primeiros meses da pandemia, apenas estabelecimentos considerados essenciais puderam ficar abertos.

"Nós tivemos também uma política de atendimento às famílias que mais precisam de ajuda nesse momento. O programa de Renda Básica teve uma importância grande para ajudar a passar por esse momento de pandemia. O Renda Básica beneficiou cerca de 50 mil famílias. Nós tivemos também programas que ajudaram as empresas, fizemos o Empresa Cidadã e também o Supera Mais. Essas medidas salvaram cerca de 15 mil empregos", destacou.

Volta às aulas - A pandemia ainda causa incerteza sobre o planejamento do ano letivo de 2021 nas escolas da rede municipal de Niterói. O prefeito destacou que quaisquer medidas que venham a ser tomadas serão respaldadas pelas autoridades de saúde.

"Há uma incerteza, mas o fundamental é que nós vamos manter uma postura de seguir a orientação das autoridades de saúde. Importante é a retomada das atividades escolares mas dentro de todos os critérios de segurança para alunos e profissionais. Nós seguiremos a orientação das autoridades de saúde", pontuou.

Royalties - Um dos desafios que Grael irá enfrentar durante sua gestão é a discussão sobre a redistribuição dos royalties do petróleo. Niterói é um dos municípios mais beneficiados pelo recurso. Todavia, o prefeito eleito destacou que o município possui uma receita robusta e diversificada, de modo que não seria tão impactado em caso de perda desse dinheiro.

"Os royalties são uma fonte importante nas receitas da cidade, mas o nível de dependência que nós temos é menor do que outras cidades têm. Niterói tem uma receita robusta e diversificada, então royalties representam, hoje, cerca de 35% de toda nossa receita. Nos interessa demais essa discussão, mas caso a gente tenha um resultado negativo, a cidade perde mas ainda mantém a capacidade de gestão", afirmou Axel Grael.

Transportes - O setor de transportes na cidade vive um momento complicado, especialmente na Zona Norte. A Viação Ingá, principal da região, recentemente demitiu centenas de funcionários.

"Há uma crise no setor no Brasil todo. Em Niterói, nossa frota é uma das mais novas do país. O prefeito Rodrigo estabeleceu uma série de exigências como a renovação do material rodante a cada cinco anos. Sabemos que existem problemas mas existe uma questão que é estrutural, nacional. Estamos atentos a isso, acompanhando e vamos ver como a gente enfrenta esse desafio. Houve uma queda muito grande no número de passageiros, esse fator gera problemas", explicou o prefeito.

Revitalização - No plano de governo de Axel Grael, há projeto para revitalizar logradouros como a Alameda São Boaventura, Avenida Visconde do Rio Branco e Concha Acústica. Ele explicou qual será a importância dessas intervenções.

"A [revitalização da] Alameda é uma obra de infraestrutura que tem uma repercussão muito grande na própria economia da região. Teremos também um terminal rodoviário no Caramujo que estará ligado por um sistema de ônibus ao Centro. As obras na Rio Branco estão em um conceito urbanístico chamado de ruas completas, com estrutura, paisagismo e ciclovias. Além disso, a Concha Acústica terá implantação de um centro esportivo com ginásio padrão internacional", pontuou Grael.

Recado aos niteroienses - Por fim, Axel Grael deu um recado à população de Niterói, agradecendo pelo resultado nas urnas. "Eu estou muito feliz e orgulhoso, com o sentimento de dever cumprido com o resultado que tivermos nas urnas. Estou muito animado, grato pela confiança da população, que vai poder contar comigo como uma pessoa que ama a cidade de Niterói", concluiu Axel Grael.