A madrugada desta terça-feira (8) em Niterói foi de muita chuva e alagamentos em muitos pontos da cidade. De acordo com dados da Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, choveu o equivalente a 60% do previsto para todo o mês de dezembro em apenas seis horas.
Foram registrados alagamentos em bairros como Centro, Barreto, Fonseca, Icaraí e Charitas, segundo a Prefeitura. Em imagens publicadas na internet, moradores da cidade mostraram muitas ruas com bolsões d'água, encobertas pela água da huva e carros quase submersos na enchente, principalmente nos bairros de Icaraí, Fonseca, São Francisco, Santa Rosa e Largo da Batalha.
Em vídeos, na ruas Lemos Cunha, em Icaraí, é possível observar sacos de lixo sendo carregados pela correnteza formada. Já em São Francisco, o canal transbordou e alargou toda a a rua.
Os locais mais atingidos pela chuva foram o Morro do estado (79,4 mm), Maceió (61,4 mm), Maravista (57,8 mm), Morro do Bumba ( 57,0 mm), Piratininga (54,4 mm), que registraram maiores acumulados registrados em 1h, com destaque para o Morro do estado que, em 24h, teve o maior registro (158,8 mm), o que equivale a 113,5% do esperado para o mês.
As sirenes do Morro do Estado, do Viçoso Jardim e de dois pontos do Maceió foram acionadas nesta madrugada para a evacuação do local, como medidade preventiva e com auxílio de agentes da Defesa Civil, equipes do Samu e da Assistência Social. Não houve o registro de feridos.
Em Santa Rosa, uma árvore tombou e houve queda de barreira devido as fortes chuvas, no Cafubá, foi registrado também a queda de barreira. A cidade segue em estágio de alerta.
Ainda segundo a Prefeitura de Niterói, equipes da Defesa Civil foram acionadas para nove ocorrências nos bairros: Largo da Batalha, Santa Rosa, Cafubá, São Lourenço e Engenho do Mato.
Nova Friburgo também sofre com as fortes chuvas
Devido as fortes chuvas que caem desde a madrugada, os motoristas devem dirigir com atenção na Rodovia RJ 116, no trecho da região de Nova Friburgo. Em Mury, o tráfego está suspenso para veículos de passeio, devido ao aumento do nível do rio, paralelo à RJ 116. Caminhões estão sendo autorizados a passar.
Já próximo à Praça de Pedágio de Furnas, devido a queda de barreiras e de árvores, o quilômetro 95 funciona no Sistema de Pare e Siga. Já no quilômetro 99,5 o tráfego já foi restabelecido e o fluxo é normal. Mais cedo ocorreu a queda de uma barreira neste quilômetro, cujo trecho é em Barra de Santa Teresa, no município de Bom Jardim.
A cidade está em estágio de alerta e em alguns bairros, como Cardinot, onde choveu 125,63 mm, que equivale ao esperado para todo o mês de dezembro.
Os bairros mais afetados pelas chuvas foram foram Mury, Olaria, Conselheiro Paulino e próximo à Fábrica de Rendas. Houve o registro de rios que transbordaram e alagaram as ruas. A Defesa Civil pede para que os moradores de áreas de risco procurem abrigo ou um dos 95 pontos de apoio.
Fortes chuvas causam transtornos em Niterói

Cidade registrou pontos de alagamento em diversos bairros por conta da forte chuva que assolou o Rio no início desta semana - Foto: Reprodução via Facebook
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura