Fortes chuvas causam transtornos em Niterói

Cidade registrou pontos de alagamento em diversos bairros por conta da forte chuva que assolou o Rio no início desta semana - Foto: Reprodução via Facebook

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A madrugada desta terça-feira (8) em Niterói foi de muita chuva e alagamentos em muitos pontos da cidade. De acordo com dados da Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, choveu o equivalente a 60% do previsto para todo o mês de dezembro em apenas seis horas.

Foram registrados alagamentos em bairros como Centro, Barreto, Fonseca, Icaraí e Charitas, segundo a Prefeitura. Em imagens publicadas na internet, moradores da cidade mostraram muitas ruas com bolsões d'água, encobertas pela água da huva e carros quase submersos na enchente, principalmente nos bairros de Icaraí, Fonseca, São Francisco, Santa Rosa e Largo da Batalha.

Em vídeos, na ruas Lemos Cunha, em Icaraí, é possível observar sacos de lixo sendo carregados pela correnteza formada. Já em São Francisco, o canal transbordou e alargou toda a a rua.

Os locais mais atingidos pela chuva foram o Morro do estado (79,4 mm), Maceió (61,4 mm), Maravista (57,8 mm), Morro do Bumba ( 57,0 mm), Piratininga (54,4 mm), que registraram maiores acumulados registrados em 1h, com destaque para o Morro do estado que, em 24h, teve o maior registro (158,8 mm), o que equivale a 113,5% do esperado para o mês.

As sirenes do Morro do Estado, do Viçoso Jardim e de dois pontos do Maceió foram acionadas nesta madrugada para a evacuação do local, como medidade preventiva e com auxílio de agentes da Defesa Civil, equipes do Samu e da Assistência Social. Não houve o registro de feridos.

Em Santa Rosa, uma árvore tombou e houve queda de barreira devido as fortes chuvas, no Cafubá, foi registrado também a queda de barreira. A cidade segue em estágio de alerta.

Ainda segundo a Prefeitura de Niterói, equipes da Defesa Civil foram acionadas para nove ocorrências nos bairros: Largo da Batalha, Santa Rosa, Cafubá, São Lourenço e Engenho do Mato.

Nova Friburgo também sofre com as fortes chuvas

Devido as fortes chuvas que caem desde a madrugada, os motoristas devem dirigir com atenção na Rodovia RJ 116, no trecho da região de Nova Friburgo. Em Mury, o tráfego está suspenso para veículos de passeio, devido ao aumento do nível do rio, paralelo à RJ 116. Caminhões estão sendo autorizados a passar.

Já próximo à Praça de Pedágio de Furnas, devido a queda de barreiras e de árvores, o quilômetro 95 funciona no Sistema de Pare e Siga. Já no quilômetro 99,5 o tráfego já foi restabelecido e o fluxo é normal. Mais cedo ocorreu a queda de uma barreira neste quilômetro, cujo trecho é em Barra de Santa Teresa, no município de Bom Jardim.

A cidade está em estágio de alerta e em alguns bairros, como Cardinot, onde choveu 125,63 mm, que equivale ao esperado para todo o mês de dezembro.

Os bairros mais afetados pelas chuvas foram foram Mury, Olaria, Conselheiro Paulino e próximo à Fábrica de Rendas. Houve o registro de rios que transbordaram e alagaram as ruas. A Defesa Civil pede para que os moradores de áreas de risco procurem abrigo ou um dos 95 pontos de apoio.