Chuva forte deixa Niterói debaixo d'água e segue causando transtornos

O bairro do Barreto foi um dos mais castigados pelo volume de água - Foto: Reprodução via Facebook

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As fortes chuvas que se prolongaram por toda a noite de quarta-feira (9) madrugada desta quinta (10) também atingiram Niterói e causaram danos para a cidade, que segue em estágio de Alerta.

Segundo internautas, pontos da cidade como Barreto e Ponto Cem Réis ficaram inundados nesta madrugada. Apesar da cidade conter muitos pontos de alagamento, não houve acionamento de sirenes. A Defesa Civil de Niterói informou que recebeu nove solicitações de atendimento somente nesta quinta-feira.

De acordo com a prefeitura de Niterói, equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) atuam desde a madrugada nas ruas da cidade. Agentes da Nittrans orientam o trânsito em pontos estratégicos.

Em 24 horas, o maior acumulado registrado na cidade foi 89mm, no Rio do Ouro, o equivalente a 63.6% do esperado no mês, de acordo com a média climatológica. Em 72 horas, o maior registro foi de 181,4 mm no Barreto, o que equivale a 129% do esperado para o mês. Na última hora, os maiores acumulados foram no Rio do Ouro (51,8 mm), Barreto (50mm), Coronel Leôncio (38 mm), Bonfim (32,4mm), Várzea das Moças (29,8 mm) e Engenho do Mato (29,2mm).


Desde a terça-feira (8), os temporais que atingiram a cidade fizeram com que a Defesa Civil recebesse 67 chamados dos bairros Barreto, Cafubá, Caramujo, Centro, Charitas, Cubango, Engenho do Mato, Engenhoca, Fátima, Fonseca, Icaraí, Itaipu, Jurujuba, Largo da Batalha, Maceió, Santa Rosa, Santana, São Domingos, São Francisco, São Lourenço, Sapê.

A prefeitura também registrou seis quedas de barreiras no Largo da Batalha, em São Lourenço e em Santa Rosa; quedas de árvores em Icaraí, Engenho do Mato, Jurujuba e Centro; e desabamento de imóveis em Santa Rosa, Largo da Batalha, Barreto, Santa Charitas e Engenhoca.

Previsão do tempo – Para esta sexta-feira (11), áreas de instabilidade atuarão no estado . A previsão é de céu parcialmente nublado a nublado e chuva fraca a moderada a partir do período da tarde. As temperaturas estarão em elevação e o vento com intensidade fraca/moderada.

De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marlene Leal, o temporal foi causado pela permanência da associação entre o sistema frontal, a frente fria, e a zona de convergência do Atlântico Sul, que começou no início da semana e já atingiu também o Espírito Santo.

Conforme explicou, essa associação forma um corredor de células de nuvens, na maioria das vezes de cumulus ninbus, que traz bastante chuva, desde o sul do Amazonas, alcançando Roraima, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, e quase toda a Região Sudeste, com muita chuva em Minas Gerais, litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

“A situação permanece nos próximos dias até o sábado (12). Depois começa a melhorar e deve subir um pouco a temperatura. Hoje ainda fica mais baixa, em torno de 25 graus e começa a subir durante o sábado. O sistema frontal permanece no litoral da região sudeste”, disse comentando a previsão para o estado do Rio.

Chuvas causam estragos na Baixada Fluminense

O temporal atingiu quase todo o estado do Rio, inclusive em três cidades da Baixada. Em Duque de Caxias, um vazamento no telhado de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pediátrica causou a inundação do local nesta quarta (9).

Segundo testemunhas, a água acumulada jorrava tanto pelo telhado como pelas janelas da unidade, deixando diversas salas da UPA Doutor Walter Garcia Borges debaixo d'água. Os atendimentos precisaram ser paralisados, mas voltaram a ser feitos cerca de 40 minutos depois.

Em São João de Meriti, as ruas ficaram inundadas com a grande quantidade de chuva e a cidade está em estado de mobilização, pois a previsão do tempo indica que ainda pode chover forte na região, situação equivalente a Belford Roxo, onde as ruas também alagaram e, segundo moradores, o problema acontece todas as vezes que chove forte na cidade.

 

*Matéria contém dados da Agência Brasil