Defensoria Pública inaugura nova sede em Pendotiba

Sede tem 20 postos de trabalho e 17 de atendimento, que ficam no térreo - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi inaugurada a nova sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) em Pendotiba, Niterói, na quarta-feira (9). Com um espaço maior do que o anterior, que ficava dentro do Fórum da região, a nova unidade tem quase 323 metros quadrados de área e fica localizada na Rua Reverendo Armando Ferreira 350. A sede tem 20 postos de trabalho e 17 de atendimento, que ficam no térreo para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência. Esse é o segundo núcleo inaugurado em Niterói. O que fica no Centro da cidade foi reformado no ano passado.

Com ambientes climatizados e sala de espera equipada com cadeiras longarinas, a mais recente unidade da DPRJ em Pendotiba conta com novos equipamentos de informática, que prometem agilizar ainda mais a capacidade de atendimento da instituição. Para o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, a entrega de uma nova sede como essa envolve muito trabalho e esforço de profissionais de diversas áreas da Defensoria e que todos merecem o reconhecimento pelo trabalho exemplar que foi realizado diante de tantos desafios apresentados neste ano.

"Gostaria de agradecer a todas as pessoas que trabalharam arduamente para a inauguração deste novo espaço. A inauguração da nova sede em Pendotiba é um grande salto de qualidade do serviço oferecido pela Defensoria. A nossa meta é conseguir atender todas as demandas que estão chegando para a nossa instituição. Além de proporcionar maior conforto para servidoras(es), defensoras(es), estagiárias(os) e residentes jurídicos, a Defensoria oferece, com isso, mais qualidade aos cidadãos, que merecem receber um atendimento com a dignidade de que fazem jus", ressaltou Pacheco.

Na nova sede funcionará o Núcleo de Primeiro Atendimento da DPRJ e os órgãos de atuação da instituição junto às varas cível, criminal, de família, da infância e juventude e dos idosos. A coordenadora em Niterói, defensora Teresa Leão, falou da felicidade de poder contar com o novo espaço:

"Estou muito feliz de estar aqui. A nova sede era uma das nossas prioridades. A antiga era pequena, apertada, não tínhamos capacidade para atender o nosso público. Assim que encontramos esse novo espaço, ficamos todos muito felizes e satisfeitos".

O titular do Núcleo de Primeiro Atendimento da Região Oceânica, Francisco Messias, parabenizou a iniciativa da Defensoria de inaugurar a nova sede e ressaltou que ter um espaço acolhedor é fundamental para um atendimento humanizado.

"Em tempos tão difíceis que estamos vivendo, poder oferecer um primeiro atendimento de qualidade, com segurança, com ar-condicionado e banheiros acessíveis é muito importante para a população que busca a Defensoria todos os dias. Ela fortalece a nossa credibilidade social e estabelece a legitimidade do árduo trabalho que é realizado dentro desta instituição", pontuou Messias.

Estiveram presentes na inauguração também a secretária de Engenharia, Luciene Torres; o defensor público e coordenador regional, Marcello de Britto; o diretor de Engenharia, Maurício Noya, e a defensora Ana Margarida de Albuquerque.