Fortes chuvas assolam Niterói

Com o trabalho de limpeza dos canais, rios e galerias de Niterói, a prefeitura espera minimizar os impactos das fortes chuvas durante o verão - Foto: Luciana Carneiro

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O mês de dezembro iniciou com temporais e fortes chuvas no Rio de Janeiro, o que é atípico na região, apesar do período chuvoso do Sudeste iniciar junto com a primavera. Diversos pontos de todo o estado sofreram inúmeros transtornos por conta do acumulado de nuvens que ficou sobre o estado durante toda a semana.

Em Niterói não foi diferente, atingida por fortes temporais durante quase a última semana inteira, a cidade se viu por muitas vezes inundada, o que acarretou inúmeros problemas, além dos alagamentos, para os moradores devido às enchentes.

E se engana quem pensa que as cheias só atingem lugares com mais difícil acesso, na cidade, vias principais de bairros, como a Gavião Peixoto, em Icaraí, ficaram debaixo d'água durante horas seguidas.

Apesar de terem sido chuvas atípicas, a Prefeitura de Niterói reforça os trabalhos para a prevenção de novos problemas durante o verão, que se inicia ainda este mês. Para isso, realiza a limpeza dos rios, canais, caixas de passagem, redes e bocas de lobo.

Só neste ano, foram retiradas mais de 16 toneladas de lixo, folhas e entulhos dos rios, canais e galerias de Niterói. A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), responsável pelo serviço, ressalta que esses materiais que ficam nos dutos podem causar entupimentos e até o transbordamento de águas em vias públicas, nos dias de chuvas mais intensas.

Entre os locais que receberam a limpeza neste ano estão: Canal da São José (Fonseca), Rio Icaraí (Icaraí), Rio Canoas (Badu), Canal de Várzea das Moças (Várzea das Moças), Rio Jacaré (Piratininga), Rio da Matapaca (Matapaca), Canal do Viçoso Jardim (Viçoso Jardim), Canal de São Francisco (São Francisco), Canal da Grota do Surucucu (São Francisco), Canal da Teixeira de Freitas (Fonseca), Rio Sapê (Santa Bárbara), Canal da Rua Leonor da Glória (Largo da Batalha), Canal da Riodades (Fonseca), Canal da Bonfim (Fonseca) e Rio Bomba (Barreto).

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), que recolhe aproximadamente 13,3 mil toneladas de resíduos de coleta domiciliar, 3,1 mil toneladas de varrição, além de galhos, lodos e entulhos que chegam a 3,5 mil toneladas, auxilia a Seconser na prevenção de novas enchentes.

Além disso, a prefeitura investiu em obras de contenção de encostas em diferentes pontos da cidade nos últimos anos, através do projeto Niterói Mais Resiliente. As áreas onde acontecem as obras foram indicadas pelos laudos da Defesa Civil e hierarquizadas como de risco muito alto pelo mapeamento contratado pelo município. Entre as regiões beneficiadas estão Morro do Palácio, Pé Pequeno, Riodades, Bairro de Fátima, Preventório, Morro do Palácio, Buraco do Boi, Sapê e Morro do Cavalão.

O investimento na prevenção de danos não para por aí, a cidade também conta com plantão 24 horas de monitoramento meteorológico e envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo, por meio da Defesa Civil Municipal, que repassa as informações para a população pelos mais diversos canais de comunicação.

São Gonçalo - Na cidade vizinha, o problema ocorrido em Niterói parece se repetir. Com as fortes chuvas ocorridas na última semana, a cidade sofreu com inundações, deslizamentos e desabamentos, registrando até mesmo a morte de uma criança soterrada após o desabamento de três casas.

No município, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está sendo realizado de forma constante o trabalho de manutenção e reparo de bueiros, evitando que estes fiquem entupidos com lixo advindo das ruas. Também são feitas limpezas das margens dos rios e córregos da cidade, que costumam acumular muito lixo descartado de maneira incorreta por moradores locais.

A Secretaria também informou que a dragagem dos rios deve ser feita pelo Inea, do Governo do Estado, e que não possui maquinário necessário para a realização desse tipo de serviço.