Rodrigo Neves é denunciado pelo MPF por corrupção em obras

Prefeito de Niterói foi denunciado com mais oito pessoas por suspeita de participação em esquema de corrupção - Foto: Arquivo

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério Público Federal (MPF), denunciou o prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) e mais oito pessoas por formação de quadrilha, corrupção e fraudes em licitações nesta sexta-feira (18).

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) ressaltou na denúncia que dois esquemas criminosos são mantidos desde 2013, ano em que Neves foi eleito para o primeiro mandato. Além disso, aponta que os acordos ilegais eram feitos a partir de licitações marcadas por fraude e corrupção na publicidade oficial, tanto da Prefeitura como no projeto do BRT Transoceânica.

O MPF também observou que houve pagamentos indevidos a conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ) para que as obras do BRT fossem aprovadas.

“O procedimento de investigação criminal conduzido pelo Ministério Público Federal permitiu obter veementes indícios de autoria e materialidade delitiva atribuíveis ao atual prefeito de Niterói/RJ, Rodrigo Neves Barreto, o qual, associado a empresários e outros agentes públicos, valeu-se do cargo para cometer crimes de corrupção e fraudes em processos licitatórios ao longo dos mandatos sucessivos entre 2013 e 2020”, diz a denúncia.

As investigações iniciaram quando após delações premiadas feitas em uma das fases da Operação Lava Jato Ao total, foram denunciados Rodrigo Neves, dois agentes da Prefeitura de Niterói e mais seus sócios de empresas de comunicação que prestavam serviço para a prefeitura por corrupção passiva e ativa, estelionato, associação criminosa e fraudes em licitações.

Com isso, o prefeito corre risco de ficar inelegível, pois o MPF fez o pedido da condenação a Justiça.

A defesa do prefeito Rodrigo Neves comentou sobre a denúncia.

"Estamos sendo questionados pela imprensa sobre uma denúncia que teria sido feita contra o prefeito Rodrigo Neves. Não consta até agora no sistema da Justiça nenhuma peça nesse sentido. Isso mostra que se trata de mais uma ação estriônica, midiática e apenas para inglês ver. O procurador, de forma deliberada, fez a busca e apreensão para colher elementos para a denúncia. Não foi apreendido absolutamente nada com o prefeito e, mesmo assim, o procurador divulga para a imprensa que fará a denúncia nas últimas horas antes do recesso do Judiciário. O Tribunal só reabre em janeiro, quando Rodrigo Neves não será mais prefeito e não manterá o mesmo foro. Lamentável que o procurador abuse do poder de denunciar, vaze documentos que ele mesmo pediu que estivessem sob sigilo para a imprensa e queira fazer uma ação inócua como essa para aparecer. Inclusive com um pedido absurdo de inegibilidade. É um tiro n'água", disse Técio Lins e Silva, que representa Rodrigo Neves. 

Os demais denunciados são André Felipe Gagliano Alves, Domício Mascarenhas de Andrade, Eduardo BAndeira Villela, Jonas Lopes de Carvalho Júnior, Krysse Mello Gonçalves, Renato Barbosa Rodrigues Pereira, Renê Sampaio de Honório Ferreira e Willian Passos Júnior.