Niterói recolheu mais de 16 mil toneladas de lixo em 2020

O trabalho da Secretaria de Conservação complementa a atuação da Companhia de Limpeza de Niterói, que recolhe cerca de 13.3 mil toneladas de resíduos de coleta domiciliar - Foto: Douglas Macedo/ Seconser

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No ano de 2020, cerca de 16,5 mil toneladas de lixo, folhas e entulhos foram retirados em Niterói. Os dados são da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), que trabalha diariamente com a recolhida desses resíduos, que muitas vezes vão parar em rios, canais e galerias da cidade.

Esses materiais, que encontram-se muitas vezes nos dutos, podem causar entupimentos e até mesmo o transbordamento de águas nas vias públicas, em dias de chuvas mais intensas. Mesmo que a Seconser faça um trabalho preventivo de limpeza, o lixo precisa ser descartado corretamente pelos moradores.

De acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, desde 2013, as equipes recebem treinamento específico para trabalhar diariamente com limpeza de redes de galerias e na prevenção de enchentes de rios, inclusive em tempos de pandemia.

“Neste trabalho são retirados muitos resíduos da rede de águas pluviais. É fundamental que a população realize o descarte correto de materiais, não jogando lixo nas ruas, rios e canais, de forma a contribuir na potencialização deste tipo de serviço”, ressalta Dayse Monassa.

Trabalho em conjunto

Na realização do serviço de limpeza, a Subsecretaria de Rios e Canais da Seconser trabalha utilizando, além da limpeza manual, maquinários específicos, que otimizam a realização do serviço. É feita, ainda, a recuperação de caixas de ralo, drenagem, ramais, caixas de areia, poços de visita, canaletas, valas e galerias de águas pluviais, além da limpeza de caixas de contenção de materiais sólidos e barragens de sedimentação e de regularização de vazão, substituições de grelhas e tampões.

Esse trabalho realizado pela Secretaria de Conservação complementa a atuação da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), que recolhe cerca de 13 mil toneladas de resíduos de coleta domiciliar, 3.1 mil toneladas de varrição, além de galhos, lodos e entulhos que chegam a 3.5 mil toneladas todos os meses.

“Nas limpezas feitas pela Seconser são retirados, principalmente, pequenos itens, como garrafas de água, copos plásticos e pacotes vazios de biscoito que, quando são jogados no chão, podem contribuir para o entupimento dos ralos durante as fortes chuvas. Sem contar os sacos de lixo que são colocados para recolhimento fora do horário da coleta”, afirma Dayse Monassa.

A Secretaria reforça que a população colabore jogando lixo nos dispositivos apropriados instalados pela cidade e também cumprindo o horário de coleta realizado pela Clin, que trabalha diariamente em Niterói, sendo que, em alguns bairros, a coleta é realizada de segunda a sábado, no horário da noite, em outros, acontece em dias intercalados. A Companhia também conta com nove ecopontos de recolhimento de recicláveis (óleo e materiais descartáveis como papel, pilhas, garrafas, vidros e latas) e recolhimento porta a porta (necessita de cadastro direto com a Clin).

Em São Francisco e Charitas, a coleta seletiva é realizada às terças, quintas e sábados. Além disso, Niterói tem mais de duas mil papeleiras espalhadas por toda a cidade. A Clin começou, há poucos meses, a instalação de contenedores semienterrados com separação de resíduos em pontos estratégicos de algumas comunidades da cidade.

Entre os locais que receberam a limpeza neste ano estão: Canal da São José (Fonseca), Rio Icaraí (Icaraí), Rio Canoas (Badu), Canal de Várzea das Moças (Várzea das Moças), Rio Jacaré (Piratininga), Rio da Matapaca (Matapaca), Canal do Viçoso Jardim (Viçoso Jardim), Canal de São Francisco (São Francisco), Canal da Grota do Surucucu (São Francisco), Canal da Teixeira de Freitas (Fonseca), Rio Sapê (Santa Bárbara), Canal da Rua Leonor da Glória (Largo da Batalha), Canal da Riodades (Fonseca), Canal da Bonfim (Fonseca) e Rio Bomba (Barreto).