Abrigo de Niterói celebra zero covid

Nenhuma das 27 pessoas acolhidas no Abrigo apresentou caso de covid-19 - Foto: Divulgação/ Abrigo Almir Ribeiro

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro de Integração da Criança e do Adolescente Professor Almir Ribeiro Madeira, em Niterói, começa 2021 celebrando a inexistência de casos da covid-19 entre funcionários e internos. Essa conquista foi possível graças ao empenho na execução de normas rígidas de proteção.

Em março de 2020, ainda em meio às primeiras e incertas informações sobre a chegada da Covid-19 ao Estado, Maria Angélica Coelho, diretora do abrigo - que é uma unidade própria da Fundação para Infância e Adolescência (FIA) ligada ao Governo do Rio, decidiu, rapidamente, implementar novas e radicais rotinas sanitárias, que evitassem a chegada do vírus ao local.

O abrigo, localizado no Barreto, é lar de 27 crianças, adolescentes e jovens adultos (com idades de 2 a 33 anos), todos com algum tipo de deficiência intelectual. Grande parte, por apresentar quadros de comprometimento físico, e condições de alta complexidade, recebe cuidados especiais.

Na semana em que iniciaram os alertas de isolamento social na região, os colaboradores do Centro estabeleceram inúmeras formas de proteção, correndo contra o tempo e procurando normalizar novas rotinas. A primeira medida foi a suspensão de visitas pessoais (dos 27 internos, apenas quatro têm contato com familiares), e de atendimentos externos, com exceção de emergências. Depois, foi determinado que profissionais da saúde que atuavam no abrigo e em hospitais, optassem por continuar as atividades em apenas um local. Em seguida, vieram as medidas internas.

"Intensificamos higienização, implementamos o uso intenso de álcool gel e álcool 70 e medição de temperatura de todos durante o dia, em horários determinados. Também foi feita uma higienização intensa dos ambientes, separação de dormitório para possíveis isolamentos e um tanque de água externo, para que todos pudessem se lavar após a recreação", destaca a diretora.