Túnel do Tibau desmorona em Niterói

O desmoronamento interrompeu a ligação do mar com a Lagoa Piratininga - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Denúncias enviadas à Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj (Cosan) na manhã desta quinta-feira (14/01) mostram que um novo desmoronamento de rochas no Túnel do Tibau  interrompeu a comunicação entre o mar e a Lagoa de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói.  De acordo com testemunhas, o incidente ocorreu na quarta-feira (13/01), meses depois de a Prefeitura ter iniciado uma obra no valor de mais de R$ 1 milhão. A obrateria como objetivo desobstruir a passagem e reforçar a estrutura, após um desmoronamento ocorrido há quase dois anos. 

Imagens feitas pelo ambientalista Paulo Oberlander na quarta-feira (13/11) e enviadas à Cosan na manhã desta quinta mostram uma grande quantidade de pedras de volume considerável ocupando o leito do túnel e obstruindo a passagem da água. Frequentador da Região, Oberlander costuma fazer inspeções periódicas no túnel.

A situação das obras de revitalização do Túnel do Tibau já havia sido denunciada pelo deputado estadual Gustavo Schmidt, presidente da Cosan, após uma série de vistorias realizadas na região. A mais recente foi em novembro. Na ocasião, ele esteve no canteiro de obras e encontrou o portão trancado a cadeado, sem qualquer pessoa trabalhando no local.

“Sequer havia um vigia. O estado era de total abandono, e sem indícios de que o trabalho teria sido concluído. Enviamos ofícios solicitando providências, inclusive, a conclusão das obras, mas não obtivemos resposta”, diz Schmidt.

A partir da nova denúncia, a Cosan disse que vai encaminhar ofícios ao Ministério Público, Inea, Crea e Prefeitura de Niterói solicitando informações a respeito do que foi feito em relação às obras do Túnel do Tibau, incluindo o valor gasto, o cronograma e o laudo com parecer técnico de conclusão dos trabalhos.

Procurada, a Prefeitura de Niterói emitiu a seguinte nota:

"A Coordenação do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) informa que em agosto de 2020 foram iniciadas as obras de desobstrução do canal da Lagoa de Piratininga. A intervenção tem como objetivo restabelecer o fluxo hídrico entre a Lagoa de Piratininga e o mar, já que no início de 2019 houve o desmoronamento de rochas do túnel do Tibau, o que interrompeu parte desta troca. A construção do túnel do Tibau foi feita pelo Inea, em 2008. Desta forma, a responsabilidade pela desobstrução caberia ao órgão estadual. No entanto, após entendimento entre o Município e o Inea, a Prefeitura de Niterói está realizando a obra.

O contrato com a empresa que realiza o serviço, exclusivamente para desobstrução do túnel e estudo de projeto para estabilização definitiva da área, terminaria em janeiro de 2021, mas foi prorrogado por mais dois meses após desplacamento de algumas rochas ocorrido no fim de dezembro de 2020, depois de uma intensa chuva na região. Na última visita feita pelo geólogo da empresa, foi identificado que há quatro principais pontos de instabilidade e que há, ainda, ocorrência de queda de pequenos blocos. Por questões de segurança, a coordenação do programa reitera, como já vem sendo feito desde o início das obras, a importância de os cidadãos não acessarem o túnel pelas entradas da lagoa ou mar.

A empresa contratada está finalizando estudos topográficos no interior do túnel para elaborar e entregar o produto final, que é o Relatório Técnico de proposições de estabilidade com planilha orçamentária. Mediante as proposições apresentadas, a Prefeitura avaliará a viabilidade técnica e econômica das propostas e, posteriormente, licitará a obra de estabilidade definitiva. Vale ressaltar que a empresa Eco Blasting permanecerá com suas atividades de campo até que todas as rochas desabadas sejam retiradas do túnel do Tibau."