Niterói e cidades da Baixada se preparam para começo da vacinação

Rodrigo Oliveira, secretário de saúde de Niterói, afirma que toda logística de vacinação já está pronta - Foto: Reprodução do Twitter

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cidades da Região Metropolitana do Rio já se estruturam para receber as doses de vacina contra a Covid-19 e aplicar nos primeiros grupos prioritários. Medidas de distanciamento social foram mantidas e os locais de vacinação já foram definidos. Uma reunião às 10h com os secretários de saúde de todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro deve definir quantas doses irão para cada cidade.

Em Niterói, a Prefeitura afirma que já está pronta para começar a vacinação, com todos os insumos e processos pré-estabelecidos, apenas aguardando a chegada da vacina. Serão, pelo menos, 54 pontos espalhados em unidades de saúde da cidade e em sete hospitais municipais. O secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, estima que a cidade vá receber entre 15 mil e 18 mil doses.

"Nesse primeiro momento as vacinas serão focadas ao público alvo prioritário. Serão profissionais de saúde, que serão vacinados nos locais onde eles trabalham. Profissionais que não atuam na rede pública poderão se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Clínicas Médicas da Família e policlínicas. Temos como foco, ainda, idosos asilados e em instituições de longa permanência, onde equipes irão se deslocar para vacinação de forma segura e ágil", explicou.

Rodrigo Oliveira afirmou, também, que neste primeiro momento a população não busque as unidades de saúde pra se vacinar. Em fevereiro, quando mais doses chegarem à Niterói, a prefeitura irá ampliar a vacinação para outros grupos, sempre. "É muito importante que cada um e cada uma não relaxe nas medidas de segurança. Está faltando pouco, por isso, sigamos usando máscara, fazendo o isolamento social e seguindo os protocolos. Niterói vai vencer essa guerra!", comentou o secretário.

As medidas de distanciamento social na cidade foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro. Além da obrigatoriedade do uso de máscara, carros de aplicativo e táxis de outras cidades estão proibidos de entrar no município. Desde o começo da pandemia, foram 689 mortes provocadas pela doença em Niterói.

Duque de Caxias
Em Duque de Caxias, a vacinação contra a Covid deve seguir a mesma estratégia da vacinação contra a gripe. Assim, 74 unidades básicas de saúde, unidades pré-hospitalares e unidades de saúde da família serão os locais de vacinação.

O Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias e o Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher também serão usados como pontos de vacinação. De acordo com o secretário de Saúde de Caxias, a cidade tem 12 mil servidores nesta área e estima começar a vacinação ainda nesta segunda, logo após o recebimento das doses.

Nova Iguaçu
A prefeitura de Nova Iguaçu afirma que está aguardando um posicionamento dos governos federal e do RJ para saber quantas doses serão destinadas ao município e usará toda a estrutura da rede municipal para a vacinação.

Belford Roxo
Em Belford Roxo, a vacinação será feita em 24 unidades de saúde da família e 14 unidades básicas de saúde, além de 10 policlínicas.