Barreiras não impedem aglomeração

Na Praia de Itaipu, a semana foi de grande movimentação, em especial no dia 20, dia de São Sebastião e feriado no município do Rio de Janeiro - Foto: Marcelo Feitosa

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O verão chegou e, mesmo com a pandemia, a população insiste em ir à praia e causar enormes aglomerações nas faixas de areia e em Niterói não é diferente. Na Cidade Sorriso, dia após dia centenas de denúncias de aglomerações nas praias surgem nas redes sociais, em uma tentativa - muitas das vezes falha - de fazer com que o problema cesse para o maior controle da pandemia.

Apesar da incidência de pessoas ser maior aos finais de semana e feriados, constantemente são feitos registros de praias lotadas, basta ser um dia de temperaturas mais altas na cidade. Nem mesmo o aumento repentino dos números da covid-19, que vêm se mantendo alto há semanas, fez os banhistas desistirem de aproveitar os dias de sol.

Além da Região Oceânica, já muito usufruída por moradores de Niterói e das cidades vizinhas, outras praias como Icaraí e Boa Viagem, mais próximas do centro da cidade, também contam com muitos visitantes diariamente.

Nem mesmo as barreiras têm impedido a lotação das praias de Niterói e, como medida, a Secretaria de Ordem Pública da cidade anunciou nesta semana que irá reforçar as barreiras colocadas nos acessos às praias de Itaipu e Itacoatiara aos finais de semana, permitindo somente a entrada de moradores mediante a documentação.

Com a prorrogação das medidas restritivas contra a covid-19, o acesso às praias permanece liberado somente para a prática de atividades físicas e que sejam individuais, que podem ser praticados no mar, na areia ou no calçadão, respeitando o horário pré-determinado das 6h às 12h30, e das 16h às 22h.

Durante os períodos do dia em que é proibido permanecer nas praias, a comerciante Adriana Brito, de 44 anos que trabalha em um dos quiosques na orla de Charitas, conta que os guardas municipais passam para vistoriar se os estabelecimentos fecharam e se ainda há banhistas na praia.

"A gente tem um horário de funcionamento, ficamos de 9h à 12h30, depois a gente para e reabre às 16h, até às 22h. A Guarda passa todos os dias fiscalizando o pessoal da praia, tirando o pessoal da areia, vendo se todos os quiosques estão fechados", conta.

Ainda segundo Adriana, os restaurantes que funcionam na orla permanecem abertos e recebendo clientes durante o horário de fechamento, diferente da ordem recebida pelos quiosques.

Na teoria, somente moradores dos bairros da Região Oceânica poderiam passar das barreiras, mas na prática, o que acontece é totalmente diferente. Nas redes sociais, internautas afirmam que as barreiras colocadas nos locais estratégicos só estão servindo para criar congestionamento no trânsito, já que todos passam por ela sem a necessidade de nenhum documento.

Dois frequentadores da praia de Itaipu, que preferiram não se identificar, contam que poucas vezes viram o local tão lotado quanto no feriado da última quarta-feira (20).

"Fui à praia de Itaipu na quarta-feira e como era feriado no Rio, a praia estava entupida. Estava muito cheia mesmo, poucas vezes vi Itaipu daquele jeito e olha que sempre enche. A gente chegou por volta das 10h e já tinha um certo movimento e no decorrer do dia foi só aumentando. Não teve fiscalização, estávamos achando que teria por volta de 13h, mas em nenhum momento eu vi guardas ou polícia lá", afirmou um dos banhistas.

Ainda segundo ele, por volta das 15h, ainda estavam chegando pessoas na praia sem nenhuma dificuldade, a praia não fechou e ninguém foi embora, além de continuar fácil de chegar ao local, pois os ônibus passam a todo momento e o ponto final é perto da praia.

As praias tem ficado tão cheias que já foram flagrados banhistas fazendo churrasco e até briga, com direito a socos, chutes, "chuva" de areia e ainda mais aglomeração em Charitas, próximo ao Clube Naval Charitas.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, a Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop) retomou, no último final de semana, a barreira na entrada do bairro de Camboinhas, na Região Oceânica, além de intensificar a fiscalização nos acessos às praias de Itaipu e Itacoatiara. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas nas praias durante os finais de semana, evitando aglomerações e a disseminação do coronavírus. Além das barreiras, a Guarda Municipal está fazendo a fiscalização com viaturas e motocicletas no reforço às varreduras nas praias para que as pessoas não permaneçam nas áreas fora dos horários de atividades permitidas.