Entenda como será o Carnaval 2021 em Niterói

Corpo de Bombeiros: recursos provenientes da taxa serão aplicados em equipamentos da corporação e da Defesa Civil - Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os comerciantes de todo o estado poderão trabalhar neste feriado de Carnaval, segundo foi informado pela Fecomércio-RJ, em um acordo feito em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio do Rio de Janeiro. A ideia é fazer com que a economia continue circulando, mesmo em meio ao Carnaval deste ano que será atípico: o feriado de Carnaval de 2021, que dura quatro dias, está cancelado, pelo menos no Rio de Janeiro e em Niterói.

No município do Rio, essa decisão foi tomada por Eduardo Paes que, inicialmente, teria dado ponto facultativo nas repartições públicas municipais apenas na segunda-feira de Carnaval, no dia 15 de fevereiro. No entanto, ele resolveu revogar a decisão, na última segunda-feira (01), para evitar aglomerações em pontos pela cidade. Com isso, o ponto facultativo de segunda-feira (15/02) foi cancelado e será um dia comum de trabalho para os servidores.

Já no dia 16 de fevereiro,terça-feira de Carnaval, o feriado segue decretado segundo o calendário, assim como na quarta-feira de Cinzas, no dia 17 de fevereiro. Mas, uma novidade é que neste ano os comércios poderão funcionar nesses dias. Segundo a Fecomércio-RJ, no próprio feriado do dia 16 e na quarta-feira de Cinzas, dia 17, o comércio poderá funcionar de forma integral. A decisão de trabalhar ou não fica nas mãos dos comerciantes. A ideia é que continue movimentando a economia, mesmo no menor mês do ano.

Já o Governo do Estado autorizou que os órgãos e entidades de sua administração decretem ponto facultativo apenas na segunda-feira de Carnaval, dia 15 de fevereiro. Enquanto isso, a terça de Carnaval, dia 16 de fevereiro, e a quarta de Cinzas, dia 17, seguem, em todo estado, como sendo feriado.

Vale lembrar que, no Rio, as festas e blocos de Carnaval também estão canceladas. Alguns acreditavam que estes poderiam ocorrer em julho, mas Paes já afirmou que não será possível preparar o município a tempo.

Em Niterói

A Prefeitura de Niterói informou, por meio do decreto 13.876/2021, publicado no dia 22 de janeiro no Diário Oficial, que o dia 15 de fevereiro será ponto facultativo nas repartições públicas do município. No entanto, seguem proibidas as festas e eventos, sejam eles públicos ou privados, durante o período de Carnaval (do dia 12 ao 17 de fevereiro).

Como anunciado anteriormente, o feriado se mantém na terça-feira de Carnaval, dia 16 de fevereiro, e na quarta de Cinzas, dia 17 de fevereiro.

Em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo ainda não informou nenhuma decisão sobre o caso.