Niterói: PC faz buscas contra suspeitos de furar fila da vacinação

A operação é da Delegacia de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DCC-LD) - Foto: Divulgação PCERJ

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Civil do Rio faz, nesta segunda (22), uma operação que visa a cumprir mandados de busca e apreensão contra suspeitos de furar a fila da vacinação contra a Covid-19 em Niterói. As buscas são na casa de dois diretores da Organização Social (OS) Instituto Sócrates Guanaes e no Hospital Estadual Azevedo Lima, no bairro Fonseca.

As equipes procuram documentos e provas sobre a denúncia de "fura-fila" de vacina nas salas da diretoria, da vacinação, de Recursos Humanos e de arquivo da unidade de saúde. A operação é da Delegacia de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DCC-LD).

De acordo com o delegado Thales Nogueira Braga, titular da DDC-LD, que acompanhou a ação de busca e apreensão nesta manhã no Hospital Azevedo Lima, um dos pontos principais da investigação é descobrir se há mais casos de fura-fila na unidade, administrada pela OS Instituto Sócrates Guanaes.

"Há suspeitas que outras pessoas também tenham tomado a vacina, porque há muitas inconsistências nas listas (de vacinação apreendidas) e a investigação busca apurar exatamente isso, se foi caso isolado, porque esses dois jovens eram parentes de um diretor do hospital, ou se é uma coisa recorrente", afirmou.

Investigações tiveram início no Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren/RJ) fazer denúncias relatando que dois filhos, de 16 e 20 anos, de um diretor da OS haviam tomado doses de vacina destinadas ao grupo prioritário. Na última semana, foram realizadas diligências no local, onde foram encontradas rasuras e vulnerabilidades na lista de vacinados, inclusive o nome do filho do diretor de 16 anos como "acadêmico de medicina".

Agentes representaram pela busca e apreensão das listas de vacinados e da listagem de estagiários, acadêmicos, internos e residentes da unidade para confrontar com a lista de vacinados. A Polícia Civil frisa que apreenderá os documentos originais e fornecerá cópias de todo material para que não haja prejuízo ao calendário de vacinação.