Família de grávida internada com Covid-19 pede doação de plasma

A jovem de 24 anos, grávida de 23 semanas, está internada no Hospital Icaraí - Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A família de Luciana dos Santos Bezerra Carvalho, de 24 anos pede doação de plasma convalescente para ajudar na recuperação da jovem de 24 anos, que está grávida de 23 semanas, e internada no Hospital Icaraí, Niterói, vítima de Covid-19.

"Venho fazer um apelo às clínicas de hemoterapia que tenham o plasma convalescente disponível e compatível com o fator Rh B positivo (B +) em seus estoques que nos ajude. A Luciana está lutando bravamente para salvar a própria vida e também a vida do bebê", disse a tia da jovem, Fabiane Oliveira.

O tratamento com plasma convalescente contra a Covid-19 pode ser uma alternativa para casos como o de Luciana. Ela está intubada e, por estar grávida, faz parte do grupo de risco da doença. Segundo a família, o estado dela é considerado grave.

"O plasma é um produto que nós obtemos de pessoas que já tiveram Covid-19 e estão no período pós-doença. Para fazer a doação, elas têm que ter, no mínimo, 15 dias assintomáticas. Os doadores devem ter entre 18 e 55 anos e pesarem mais que 60 quilos. Podem ser de ambos os sexos, mas de preferência do sexo feminino e sem gestação. Durante o período em que tiveram Covid, elas não podem ter recebido transfusões, nem terem sido intubadas. São pessoas geralmente assintomáticas que tiveram quadro mais leve", explicou o médico hemoterapeuta Márcio Louback.

"Temos pressa e urgência. Quem puder nos ajudar, por favor nos procure por meio do hospital para que essa doação seja feita", pediu Fabiane. Doações devem ser feitas na Clínica de Hemoterapia de Niterói - Rua Almirante Teffé, 594, no Centro de Niterói, em nome de Luciana dos Santos Bezerra Carvalho.

O telefone é 2621-9100