Processo seletivo para novos músicos é aberto na Orquestra da Grota

Os interessados devem se inscrever até o dia 26 de março - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Orquestra da Grota, em Niterói, abriu processo seletivo para o preenchimento de cinco vagas para músicos, sendo três para o naipe de violinos e duas para violas. Os interessados podem se inscrever até 26 de março, e as audições serão realizadas no dia 30.

A Orquestra é composta por instrumentistas profissionais formados pelo Espaço Cultural da Grota (ECG), projeto de inclusão social por meio da música, que completa 26 anos de atuação na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói.

Além de possibilitar a chegada de músicos de fora, o Espaço Cultural da Grota também está ampliando o número de componentes de sua orquestra principal, que passará a contar com 24 instrumentistas, três a mais que a formação atual.

De acordo com o edital, para participar da seleção é preciso ter idade mínima de 18 anos. Nas audições, cada candidato terá de executar uma música de livre escolha, uma peça de confronto escolhida pela organização e uma escala maior com 3 oitavas, a ser indicada pela banca examinadora no momento da avaliação.

 

Remuneração

Os músicos selecionados começam a trabalhar a partir de 1º de abril. Eles receberão uma remuneração mensal pelos ensaios realizados e um acréscimo por cada concerto previsto no planejamento anual.

“Neste ano de 2021, estamos dando um salto de qualidade em relação à nossa orquestra principal. No início deste mês, pela primeira vez, realizamos provas internas de avaliação dos músicos da Orquestra da Grota e também decidimos ampliar o número de instrumentistas, por meio do processo seletivo externo. Mesmo em meio a uma pandemia, estamos expandindo nossas ações e dando o suporte necessário para a comunidade”, afirma Márcio Selles, coordenador do projeto.

Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o site do Espaço Cultural da Grota no endereço www.ecg.org.br para consultar o edital, obter mais informações e realizar as inscrições.

 

Sobre o ECG

O Espaço Cultural da Grota é um projeto social sem fins lucrativos, que, há 26 anos, promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música. Além da sede, na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, há mais 18 polos do ECG distribuídos pelas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos oriundos de comunidades carentes.