Filme sobre time de Niterói estreia com exibições online gratuitas

Luciana Wollmann, foi a pesquisadora entrevistada no filme - Foto: Divulgação/ Assessoria

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nos dias 29 e 30 de março, próximas segunda e terça, às 19h, acontecem as exibições online de estreia do documentário “Relembra - Futebol de Operários do Manufatora Atlético Clube”. Os eventos serão realizados ao vivo no YouTube do curta-metragem (http://bit.do/YouTube-Relembra).


O filme conta a história do Manufatora Atlético Clube, time de futebol amador de Niterói, no Rio de Janeiro, que existiu entre os anos 1940 e 1980 no bairro do Barreto. O clube era, em sua maioria, formado por funcionários da Companhia Fluminense de Tecidos. Produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o filme faz um apanhado das relações que se estabeleciam dos operários com a fábrica, com o bairro e com o futebol amador da época.


“É muito curiosa essa relação, no futebol inglês, por exemplo, tem muito time de futebol de fábrica, mas nunca tinha pensado isso no Brasil”, conta o diretor de “Relembra”, Fabrício Basílio. “Foi surpreendente entender que o Barreto foi um dos maiores bairros fabris do estado durante quase um século e que os espaços tomados pela especulação imobiliária abrigaram campos e sedes de vários times”, explica.


Ao revisitar suas memórias, o ex-torcedor e funcionário da fábrica, Roberto Miranda, um dos entrevistados do filme, relembra fatos do Manufatora. “Antes da fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio, o Manufatora, inclusive, foi o campeão do último Campeonato Estadual do antigo estado do Rio de Janeiro em 1977”, recorda.


O curta-metragem documental conta com entrevistas com pessoas que jogaram no Manufatora, além de ex-funcionários da fábrica, ex-torcedores e pesquisadores do tema. Com 26 minutos de duração, “Relembra - Futebol de Operários do Manufatora Atlético Clube” traz entrevistas gravadas em campos históricos como o Campo do Cruzeiro de Pendotiba, no bairro de Pendotiba. Também há cenas no Campus do Gragoatá, na Universidade Federal Fluminense.


Além das exibições online de lançamento do filme, haverá distribuição de 2,5 mil livretos sobre o clube e sobre a realização do projeto e todas as entrevistas já estão disponíveis na íntegra no YouTube.