Fiscalização no Terminal João Goulart para evitar filas

Objetivo é reforçar a melhor organização do fluxo de saída dos ônibus intermunicipais e de algumas linhas municipais - Foto: Reprodução

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir desta terça-feira (30), equipes da secretaria municipal de Urbanismo e Mobilidade, da Subsecretaria Municipal de Transportes, da NitTrans e do Sindicato das Empresas de Transporte estarão no Terminal João Goulart, no Centro de Niterói, atuando para reforçar a melhor organização do fluxo de saída dos ônibus intermunicipais e de algumas linhas municipais. Os fiscais também vão ajudar no ordenamento das filas e na sanitização com álcool em gel, além da distribuição de máscaras.

A ação foi acordada após uma reunião, realizada nesta segunda-feira (29), a pedido do prefeito de Niterói, Axel Grael, com o presidente do Detro, Sérgio Figueiró. Também foi realizada uma reunião com representantes dos consórcios de ônibus intermunicipais e municipais e o Sindicato de Transportes.

“Levei minha preocupação ao presidente do Detro, de que a gente precisava superar essa dificuldade com o transporte nas primeiras horas da manhã, que registramos na última sexta-feira e se repetiu hoje, apesar de ter sido em menor escala. O objetivo desta reunião foi alinhar medidas operacionais para regularizar as linhas intermunicipais de ônibus para que o fluxo de passageiros no Terminal se normalize. Também nos reunimos com as empresas de ônibus municipais e intermunicipais para garantir que o serviço atenda a demanda. É fundamental a união de todos os órgãos nesta batalha pela vida, neste momento tão importante de combate a esta doença”, disse.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói informou que as linhas municipais estão operando com a frota total de dias úteis normais, sem redução do número de ônibus por conta do período emergencial iniciado na última sexta-feira (26). De acordo com ele, os fiscais de transporte constataram redução de frota de ônibus intermunicipais, o que provocou uma concentração atípica de passageiros no Terminal Rodoviário João Goulart no horário da manhã, na última sexta-feira e nesta segunda-feira, modificando a dinâmica da demanda do Terminal.

“O presidente do Detro enviou um ofício para as empresas intermunicipais determinando que elas operem, a partir de amanhã, no horário de pico da manhã, com frota de dia útil normal. A medida tem como objetivo evitar a sobrecarga no sistema municipal de ônibus da cidade, uma vez que as empresas municipais já vinham operando com a frota máxima. Vamos fazer também alguns reajustes no horário de saída de algumas linhas municipais para horários mais cedo”, explicou o secretário.

Fiscalização

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, explicou que o foco das equipes de fiscalização nestes primeiros dias do Período Emergencial de Prevenção à Covid-19 foi a conscientização de comerciantes. Segundo ele, as equipes de fiscalização procuraram organizar e orientar sobre como cada atividade pode funcionar.

"Nós já podemos perceber que, com raríssimas exceções, o cidadão está compreendendo e cumprindo as medidas previstas. Mas vale ressaltar que, a partir de agora, vamos começar a autuar aqueles que, porventura, já tenham sido orientados e ainda assim não estejam cumprindo as normas do decreto", detalhou o secretário, lembrando, ainda, que as praias estão liberadas para atividades físicas individuais das 6h às 10h e das 18h às 22h.