Autora de Niterói lança livro sobre canoa polinésia

Além da autoria da obra, Luiza é fundadora do Projeto Vou de Canoa, programa socioambiental com a missão de disseminar educação, esporte e cultura de forma integrada - Foto: Divulgação/ Assessoria

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Vou de Canoa não é um livro didático para quem busca informações diretas e objetivas sobre a canoa polinésia. O lançamento da escritora Luiza Perin é uma narrativa que surpreende ao contar a história do esporte por meio das primeiras migrações dos povos do Oceano Pacífico, berço dos maiores navegadores da Antiguidade.

O drama e a emoção ganham destaque no enredo com relatos em primeira pessoa, como uma travessia a remo perseguida por um tubarão tigre no Havaí, aventuras na floresta e um episódio de uma experiência de internação hospitalar. É com as histórias reais que a obra atrai outros leitores além dos interessados por assuntos relacionados à canoa.

As entrevistas com os dois pioneiros do esporte no Brasil são ricas em detalhes de datas, locais e os principais fatos no país. A produção descreve desde o momento da compra da primeira canoa que chegou em terras brasileiras até a primeira vez em que entrou na água.

“Ao ouvir essa história, antes mesmo de ver uma canoa polinésia pela primeira vez, senti que deveria haver algo de muito especial naquilo e fui instigada a conhecer a tal canoa, curiosa sobre esse esporte que parecia misturar energia, natureza e suor.” (Vou de Canoa, pág. 196)

Além da autoria da obra, Luiza é fundadora do Projeto Vou de Canoa, programa socioambiental com a missão de disseminar educação, esporte e cultura de forma integrada. São 16 anos de experiência com canoa polinésia e dezenas de artigos publicados sobre a história do esporte.

Sobre a autora

Luiza Perin nasceu em Niterói. É fundadora do Projeto Vou de Canoa, programa socioambiental com missão de disseminar educação, esporte e cultura de forma integrada. Tem quinze anos de experiência com canoa polinésia e dezenas de artigos publicados sobre a história do esporte. É a primeira presidente da Associação Niteroiense de Va’a. Foi vencedora dos prêmios Sou de Niterói do Jornal O Globo na categoria esporte em 2019 e Alma do Mar do Aloha Spirit Festival em 2015.

Acredita que o conhecimento cultural associado a prática esportiva pode gerar enorme ganho para o fortalecimento do esporte no país. O que mais lhe define como remadora é a paixão por travessias, de onde sempre tirou inspiração para alimentar, também, sua paixão pela escrita.